Dólar fechou em queda de 0,16% nesta segunda (19), cotado a R$ 5,3640. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 0,03%, aos 164.849 pontos. A sessão foi marcada por uma agenda mais enxuta, mas não livre de tensões. Projeções econômicas no Brasil, feriado nos Estados Unidos e novos ruídos geopolíticos moldaram o humor dos mercados.
Enquanto investidores acompanharam sinais vindos da política e das commodities.
No Brasil, o boletim Focus trouxe novas projeções para 2026. A estimativa da inflação recuou levemente, de 4,05% para 4,02%, enquanto a mediana da taxa Selic avançou de 9,88% para 10%.
Nos EUA, esta segunda-feira foi marcada pelo feriado de Martin Luther King Jr. Day. Com isso, o mercado à vista de ações permaneceu fechado, reduzindo a liquidez, com as negociações sendo retomadas amanhã.
Mesmo com o feriado, os mercados europeus fecharam em queda, impactados pelas ameaças do presidente Donald Trump de impor tarifas adicionais de 10% a oito países europeus.
Em resposta, países da União Europeia avaliam aplicar tarifas de € 93 bilhões aos EUA ou restringir o acesso de empresas americanas ao mercado do bloco, em meio às tensões envolvendo a Groenlândia.
Com informações do G1.
Configurações passam a ser implementadas globalmente para todos os usuários, reforçando proteções adequadas à idade,…
Promoção de Inverno 2026 traz as melhores ofertas para saciar você até a primavera
Evento da Sony