Dólar. Foto: Wikimedia Commons
Dólar fechou em queda de 0,34% nesta segunda (5), cotado em R$ 5,4054. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve alta de 0,83%, aos 161.870 pontos. Os desdobramentos da crise na Venezuela e as projeções econômicas divulgadas pelo Banco Central deram o tom da primeira sessão desta semana.
Isso com investidores atentos a possíveis impactos nos mercados financeiros e de commodities. Mudanças na composição do Ibovespa também ficaram no radar.
O ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na prisão de Nicolás Maduro, dominou as atenções dos mercados nesta segunda-feira. Durante audiência em Nova York, Maduro se declarou inocente de todas as acusações diante da Justiça dos EUA, alegando ser um “prisioneiro de guerra” do governo de Donald Trump.
O venezuelano é acusado pelos EUA de narcoterrorismo, conspiração para o tráfico de cocaína, posse de armas e explosivos e conspiração para a possa de armas e explosivos.
Diante desse cenário, os preços do petróleo fecharam em alta, assim como os preços do ouro e dos títulos de dívida venezuelanos, refletindo expectativas de reestruturação da dívida do país sul-americano.
Dólar. Foto: Wikimedia Commons
No Brasil, o boletim Focus trouxe as primeiras projeções do ano: economistas estimam queda nos juros, crescimento mais lento do PIB, inflação dentro da meta e câmbio estável. A previsão para 2025 recuou para 4,31%, enquanto para 2026 subiu levemente para 4,06%.
Com informações do G1.
Configurações passam a ser implementadas globalmente para todos os usuários, reforçando proteções adequadas à idade,…
Promoção de Inverno 2026 traz as melhores ofertas para saciar você até a primavera
Evento da Sony