Dólar opera em leve alta nesta terça (13), com avanço de 0,04% por volta das 11h, cotado a R$ 5,3740. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuava 0,39%, aos 162.509 pontos. Com agenda doméstica esvaziada, os mercados direcionam o foco para os Estados Unidos, onde dados de inflação e emprego podem influenciar as expectativas sobre os juros.
No radar também entram movimentos políticos e institucionais que adicionam ruído ao cenário internacional.
Nos EUA, será divulgado o CPI de dezembro, com estimativas de 0,2% no mês e 2,6% no ano para o índice cheio; para o núcleo, projeções de 0,2% no mês e 2,6% no ano. Ainda pela manhã, a ADP informa sua pesquisa semanal da média móvel de criação de vagas no setor privado; a leitura anterior apontou 11,5 mil vagas e não há estimativas.
Os números de inflação e emprego entram no radar dos investidores para calibrar expectativas sobre a política monetária americana.
No Brasil, ocorre o lançamento da plataforma digital da Reforma Tributária e a sanção do PLP 108/2024, que cria o Comitê Gestor do IBS e conclui a regulamentação. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No campo institucional, dirigentes de alguns dos principais bancos centrais do mundo divulgaram uma nota conjunta em apoio ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após ameaças de acusação criminal por parte do governo dos EUA.
Com informações do G1.
Filme também concorre ao Oscar e Bafta
Itaú Cultural Play recebeu 18 obras de várias regiões do país
Grupo reuniu fãs de rock em uma quadra no bairro de Perdizes
Sobre os militares
Um diálogo entre 1977 e 2026 para entender as transformações políticas, sociais e tecnológicas do…