Mulher segura notas de dólar — Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Último pregão de 2025 começou em ritmo mais lento, típico do fim de ano. O dólar recua 1,31% nesta terça-feira (30), cotado a R$ 5,4977 por volta das 12h. O movimento consolida a expectativa de uma queda superior a 10% da moeda americana em 2025.
A moeda americana caminha para o pior desempenho anual em quase uma década. A trajetória reflete apostas em novos cortes de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos EUA, além de preocupações com o déficit das contas públicas e com a condução da economia pelo presidente Donald Trump.
O Ibovespa também abriu em alta na última sessão do ano, com avanço de 0,60%, aos 161.454 pontos. A bolsa deve encerrar 2025 com valorização superior a 33%, o maior ganho anual desde 2016 — mesmo com os juros no nível mais alto dos últimos 20 anos.
No caso da bolsa, o desempenho reflete a expectativa de cortes de juros nos EUA e no Brasil, a realocação de investimentos em favor de ativos brasileiros, a maior resiliência do país nas tensões comerciais com os EUA e a avaliação de que as ações brasileiras ainda são negociadas abaixo dos níveis pré-pandemia.
Nesta terça-feira, em específico, os investidores acompanham com atenção a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve e de indicadores do mercado de trabalho no Brasil.
A ata do Fed pode trazer sinais sobre os próximos passos do comitê em relação aos juros nos EUA. A possibilidade de novos cortes anima o mercado, mas, se a sinalização for diferente, há espaço para valorização do dólar.
Mulher segura notas de dólar — Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
No cenário político e comercial, o mercado ainda repercute o acordo entre EUA e Israel envolvendo produtos agrícolas e outros setores. Também chamam atenção as críticas de Trump ao presidente do Fed, Jerome Powell, que classificou como “extremamente incompetente”.
Com informações do G1.
Dia Nacional da Conscientização sobre a Agenesia de Membros surgiu de projeto apresentado na Câmara…