Dólar fechou em alta de 0,75% nesta terça (7), cotado a R$ 5,3506. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 1,57%, aos 141.356 pontos.
O dia foi marcado por movimentações políticas e econômicas no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o mercado acompanhou declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e está de olho na votação da “MP do IOF” no Congresso. Lá fora, o cenário foi de cautela, com investidores atentos às falas de autoridades e ao comportamento de ativos considerados mais seguros, como o ouro.
Durante a manhã, a entrevista do ministro Fernando Haddad ao programa Bom Dia, Ministro foi acompanhada de perto pelo mercado, especialmente após o contato entre Lula e Donald Trump. Além disso, o ministro ainda revelou que a pasta estuda a possibilidade de implementar a tarifa zero no transporte público.
Os investidores também ficaram de olho na votação da Medida Provisória 1.303/2025 (a chamada “MP do IOF”), marcada para 14h30. A proposta trata da tributação de apostas, aplicações e ativos digitais, e precisa ser aprovada até amanhã (8) para não perder validade.
Nos Estados Unidos, a paralisação do governo tem impedido a divulgação de dados oficiais sobre a economia, o que aumenta a atenção sobre os discursos de autoridades do banco central americano. Hoje, três dirigentes — Raphael Bostic, Michelle Bowman e Stephen Miran — irão se pronunciar ao longo do dia.

Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
