(Imagem: divulgação/EA)
Nesta terça (29) mais uma rodada de demissões afetou os trabalhadores da indústria de games. A culpada da vez foi a EA, que demitiu mais de 300 pessoas de uma vez. E uma das consequências dessas demissões foi o cancelamento de um novo jogo da franquia Titanfall.
De acordo com apuração da Bloomberg, entre 300 e 400 cargos foram eliminados ontem na EA como um todo, sendo que cerca de 100 dessas posições foram em apenas uma subsidiária – a Respawn.
Segundo Justin Higgs, um dos porta-vozes da EA, essas demissões são resultado de uma mudança de foco da empresa, com o objetivo de alocar melhor os recursos existentes para garantir um melhor desempenho futuro. Ou seja, o mesmo papo de toda vez que acontece uma onda de demissões nessa indústria.
Em uma postagem nas redes sociais, a Respawn confirmou que as demissões ocorreram por uma decisão de cancelar dois projetos que ainda estavam no início do ciclo de desenvolvimento, e por isso foi necessário fazer ajustes no time da empresa para refletir essa decisão.
Segundo reportagem da Bloomberg, um dos jogos cancelados pela EA era conhecido internamente como “R7”. Fontes da empresa revelaram que este projeto se tratava de um novo jogo no universo de Titanfall. A mesma fonte confirma que o outro jogo já havia sido cancelado no início do ano, então provavelmente não teve tanto peso na atual rodada de demissões.
A boa notícia: este projeto não era o tão aguardado Titanfall 3, mas um jogo tipo “extraction shooter” no mundo de Titanfall. Se você não sabe o que é isso, pense em um jogo de tiro multiplayer com elementos de battle royale. Os exemplos mais famosos do gênero são Escape from Tarkov, Hunt: Showdown e o modo DMZ de Call of Duty: Warzone.
A má notícia: não há nenhuma confirmação de que, além deste extraction shooter, a Respawn também trabalhava em uma sequência real para Titanfall 2.
Apesar da franquia de tiro com robôs gigantes continuar meio que “abandonada” pela Respawn, a empresa continua com as mãos cheias de projetos. A Respawn confirmou que as demissões não devem impactar o desenvolvimento do terceiro jogo da franquia Star Wars Jedi e das novas temporadas de Apex Legends, que seguem no mesmo cronograma.
Esta é a segunda subsidiária que a EA resolveu diminuir drasticamente o número de funcionários apenas este ano. Em janeiro, a empresa já tinha feito uma grande onda de demissões na Bioware, deixando a empresa com menos de 100 funcionários no total.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Ele não participou do lançamento do Dreamcast
Apesar das reclamações na internet, Stranger Things conseguiu entregar um final redondinho e cheio de…