Editorial

O Drops de Jogos em números – por qual razão eles são importantes

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Em 2023, uma semana após a BGS, o Drops de Jogos teve uma reunião de balanço com o portal Uai, página que hospeda o nosso site e também o jornal Estado de Minas, sendo o maior de Minas Gerais. O feedback deles foi positivo sobre a atuação do site. É um dos sites mais longevos nessa parceria desde 2019, com postagens constantes e opinião independente.

Nossas postagens agora estão sendo replicadas no Instagram do Uai, que conta com 80 mil seguidores.

No entanto, independente do portal, é importante enfatizar os números do próprio DJ.

Drops de Jogos é um site com 13 milhões de acessos totais, quase 14 milhões. São mais de 24 milhões de pageviews antes da migração para o portal Uai, incluindo parcerias que passaram por Catraca Livre, Storia Brasil, Brasil 247 e outros.

A curva de audiência, obviamente, sofreu mudanças no processo e foi afetada pela pandemia da Covid-19.

Foram 185 mil acessos em 2019, época da migração do site. Na pandemia, em 2020, disparou. Foram 4,2 milhões. 2021 atingimos 4,6 milhões, especialmente com as promoções de jogos gratuitos da Epic Games. Nesses dois anos pândemicos, ficamos próximos da marca de um milhão em um único dia, chegando em 985 mil.

2022 trouxe uma dessaceleração, com 1,8 milhão. E 2023, o ano que se encerrou ontem, marcou uma retomada de crescimento: 2,8 milhões.

E a média de visualização em cada um desses anos:

2019: quase 1900 visualizações
2020: 11 mil pageviews
2021: 12 mil pageviews
2022: 5 mil pageviews
2023: 7,6 mil pageviews

2019 teve 1114 posts, 2020 teve 2401 postagens, 2021 teve 2561, 2022 teve 2360 e 2023 ficou com 3038 postagens.

As informações são do próprio WordPress e do Google Analytics, em um dashboard disponibilizado pelo portal Uai.

Importante.

O canal do YouTube foi pouco tocado nesse processo. Em outubro de 2022, durante a eleição de Lula, ele teve um pico de 19 mil acessos. No entanto, somente agora, em dezembro de 2023, com vídeos que abordam também outros assuntos sem ser necessariamente games e muitos trailers de games, o canal disparou em acessos para 50 mil.

Números são números. Poderia produzir outros materiais que poderiam disparar essas estatísticas ainda mais para cima. Mas o trabalho foi tocado mantendo uma cobertura crítica à indústria de games, com espaço para jogos indie brasileiros e abordando as diferentes culturas dentro do entretenimento digital.

Números e alcance são necessários para manter ideais acesos. Se você gosta do nosso trabalho, pode contribuir compartilhando nossos conteúdos.

E pode ajudar diretamente: Torne-se padrinho do Drops de Jogos, membro do nosso canal no YouTube e ajude com superchats ou pix em nossas lives. A chave pix é dropsdejogos@gmail.com.

Meu muito obrigado a todos que acompanham essa jornada.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Drops de Jogos e o portal Uai. Foto: Reprodução/Instagram

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!