O editor-chefe do Drops de Jogos, Pedro Zambarda, estará em uma mesa de discussões da semana Cásper Geek, da faculdade Cásper Líbero, com o tema “ser nerd também é coisa de preto”, incluindo a participação do coletivo AfriCasper. Confira a programação completa abaixo.
Se você é fascinado pela mistura de arte e comunicação com tecnologia, então você faz parte da comunidade GEEK! Por este motivo, estamos promovendo o Cásper Geek, que serão dois dias de eventos para os futuros jornalistas, publicitários, relações-públicas e radialistas que se inspiram e desejam trabalhar com a cultura que caracteriza como um estilo de vida relacionado à tecnologia e eletrônica. Voltado para alunos e interessados no tema, o evento acontece nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 11h30 e das 19h às 21h , no Teatro Cásper Líbero, 1° andar.
No dia 13 (segunda), das 8h às 11h30, a abertura do evento fica por conta do tema “Quadrinhos e cultura pop”. Logo em seguida , o Cásper Geek irá abordar o “Jornalismo e entretenimento”. O evento contará com a participação de convidados ilustres, como:
JAL (José Alberto Lovetro) – Jornalista e cartunista, formado pela Cásper Líbero. Trabalhou e publicou em diversos veículos como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, TV Globo, TV Bandeirantes, SBT, TV Gazeta, entre outros. Cartunista premiado, atualmente é Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e proprietário da JAL Comunicação, que produz exposições, eventos, livros e assessoria de comunicação para empresas como a Mauricio de Sousa Produções. Já realizou mais de 100 exposições e publicou diversos livros com a temática cultural, especialmente na área dos quadrinhos. É criador do Troféu HQ MIX.
Nobu Chinen – Autor de livros e artigos sobre histórias em quadrinhos. Editor do site JWave, especializado em cultura pop e entretenimento. Membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e da Comissão Organizadora do Troféu HQ Mix.
Kenya Sade – Formada em Jornalismo na Cásper, trabalha como apresentadora e podcaster no Grupo Globo (TV Globo, Multishow e Globoplay) com experiência em reality show e eventos musicais. Apresentou no Globoplay o podcast Tô na Trace, que evidencia a cultura afrourbana. Já cobriu eventos como Rock In Rio, Lollapalloza, The Town, Festival de Verão, Afropunk, Circuito Sertanejo, Grammy Latino e Prêmio Multishow.
Mikannn (Míriam Castro) – Jornalista e fã de cultura pop. Em 2015 criou um canal no YouTube para comentar suas séries favoritas sem se preocupar com reclamações de spoilers nas redes sociais. Seu conteúdo cativou a audiência e hoje reúne, apenas nessa plataforma, mais de 590 mil inscritos. Mikannn também está no TikTok e no Instagram e aborda lançamentos clássicos, sempre com abordagem aprofundada. Seja apresentando momentos importantes da história da animação ou discutindo tropos narrativos usados em uma estreia do cinema, o objetivo é que o público desenvolva um olhar crítico em relação às obras que consome – mas sem deixar de lado a diversão.
Beatriz Fiorotto – Produtora, jornalista e podcaster. Começou como repórter no site Judão, passou por produção de lives, eventos e de podcasts da rede B9 como Mamilos, Braincast, Cinemático e muitos outros projetos da casa, incluindo o Ponto de Virada, podcast em parceria com a Coca-Cola produzido e mediado por ela. Hoje faz parte da bancada de apresentadores do Braincast, é co-apresentadora, roteirista e produtora do Cinemático e também produz o Canal Mikannn no YouTube.
Ainda no dia 13, no período noturno (19h às 21h), com o tema “Games e empoderamento de grupos plurais”, o seminário terá a presença dos seguintes palestrantes:
Erika Caramelo – Fundadora e CEO da Dyxel Gaming. Professora de Pós-Graduação na Faculdade Cásper Líbero. Professora na Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza (CPS). Cofundadora da Rede Progressista de Games (RPG). Conselheira no Comitê da Diversidade da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). Publicitária, especialista em Tecnologias da Comunicação e da Informação em Educação, mestra em Comunicação e Informação e doutora em Educação, Arte e História da Cultura. Atua no mercado digital desde 2000, com experiência no planejamento e execução de projetos de inovação e tecnologia nos setores público e privado envolvendo web, social media, aplicativos e jogos. Empreendedora, professora e pesquisadora de games reconhecida como uma das mulheres pioneiras e líderes na área no país.
Andreza Delgado – Cocriadora da PerifaCon, a primeira convenção nerd das favelas. Criadora do Portal PerifaCon, site voltado para cultura pop. Diretora criativa criativa da Irmãos Delgado, um hub criativo que cria estratégia de comunicação e cobertura para shows e festivais. Produz o Gamer Perifa e a Copa das Favelas, premiada em 2021 como melhor projeto social geek. Trabalha como curadora e foi premiada pela campanha “Vivo: Fábulas da Conexão”. Em 2023, entrou para a lista da BBC de 100 mulheres inspiradoras. Apresentadora, youtuber e podcaster, discute importância da democratização da cultura geek na periferia, além de cultura pop em geral, dando destaque para artistas negros.
Melina Juraski – Mulher trans-binária que trabalha como Game Designer na 99jobs, Narrative Designer / Game Designer na Sunblack Game Studio, Game Designer no IBICT. É narradora profissional e escritora de RPG desde 2003, Promotora de eventos culturais por mais de dez anos, foi professora e proprietária de escola de mangá e de loja geek. Trabalha com gameficação e criação de jogos para treinamento empresarial. É geógrafa e publicitária. Atualmente cursa Design de Games. Também escreve o Narrativando, blog sobre narrativas para jogos e roteiro de quadrinhos.
No dia 14, no primeiro horário (8h15 às 9h45), com o tema “Profissionais de Comunicação e jogos eletrônicos”, terá a presença de:
Bruno Marzola – Coordenador audiovisual na Loud, marca de gaming e entretenimento, focada em competição, com mais de 45 milhões de seguidores nas redes sociais. Lidera a equipe de realização audiovisual da Loud aplicando estratégias de comunicação voltadas para o público gamer. É responsável por diferentes etapas de produção de vídeos e transmissão de lives. É formado em Rádio, TV e Internet na Cásper Líbero.
Eduardo Chaves (DPZ) – Publicitário, redator da agência DPZ e especialista em e-sports, games e cultura geek.
Victor Frascarelli – Profissional especializado em e-sports com ênfase em comunicação e marketing . Ator com experiência em obras audiovisuais. Trabalhou na administração do Team Kinguin, antiga organização de e-sports da Europa.
No segundo tempo, o seminário com o tema “Os bastidores de reality shows” trará convidados, como:
Guilherme Rubino – Profissional da área do audiovisual há 18 anos. Já trabalhou em projetos de reality show como: The Masked Singer (TV Globo); Aeroporto: Área Restrita (Discovery Channel e Max); Canta Comigo (RecordTV); MasterChef (Band); Rio Shore (MTV); Let’s Dance (MTV); The Wall (TV Globo); Santa Ajuda (GNT); Menos É Demais (GNT); Fora Da Rota (Globoplay) e Casamento Às Cegas Reunião Final (Netflix).
Por fim, das 19h às 21h, do dia 14, o evento abordará o tema “Ser nerd também é coisa de preto”, com os seguintes convidados:
Pedro Zambarda – Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e no exterior. Colaborador do jornal digital Diário do Centro do Mundo (DCM). Tem ampla experiência nas áreas de tecnologia, cultura pop, literatura, negócios e economia.
Diego Qualia – 26 anos, é formado em cinema e audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Cineasta, é idealizador do canal de Youtube Fiz Cinema” e do podcast Sábado Sem Legenda em que fala sobre um cinema tipicamente de “Supercine”. Já ministrou aulas de direção, roteiro e produção em cursos com Marina Rodrigues e Carissa Vieira e sobre “Faça a Coisa Certa” do cineasta Spike Lee. Colaborou para os sites Cineplot, SeriousCast e ArteCines. Colabora ocasionalmente para os sites Cinem(ação), Raissa Ferreira e outros veículos.
Thiago Guimarães – Roteirista, videomaker e criador do canal Ora Thiago no YouTube, onde produz vídeo-ensaios sobre cinema, TV, quadrinhos, literatura, política, estética e sociedade. A partir da cultura pop e usando da intertextualidade, Thiago constrói mapas mentais de narrativas e referências com o objetivo de estimular compreensões de mundo a partir das histórias que são contadas nas telas, nas páginas e na realidade à nossa volta.
Alunos da Faculdade e público externo.
Divulgação completa dos eventos aqui.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá