Editorial

Editorial: Numa Summer Game Fest insossa, o que se destaca são jogos do sul global

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

A indústria de games, globalmente, está enfrentando demissões em massa. Informações de bastidores que chegaram ao Drops de Jogos, razoavelmente confiáveis, apontam que mais layoffs estão a caminho. A E3, mais relevante evento do setor, morreu presencialmente. Seu substituto, o Summer Game Fest, muito impulsionado pela IGN, é um evento insosso em 2024.

LEGO Horizon Adventures e Star Wars Outlaws ficaram minúsculos, junto com M. Bison em Street Fighter 6 ou os personagens de Fatal Fury no mesmo game. No entanto, sendo um evento quase 100% digital, o Summer guardou diamantes nos eventos dedicados aos indies.

Não aos indies elogiados pelo Geoff Keighley, apresentador do evento e figura conhecida da indústria. Esses são os indies de “alto orçamento”.

Dois streams, Latin American Games e Women Led Games mostraram os reais indiegames. Feitos por países do sul global e por mulheres, cis e trans. Apesar dos estereótipos com mexicanos no encerramento, Brasil, Equador e muitos outras nações brilharam.

Pipistrello and the Cursed Yoyo, da Pocket Trap de Ninjin, ganhou demo no evento. Extinction Rifts, de FPS, e Saborus, de galinha, da publisher QUByte apareceram.

E ABYSS X ZERO, das criadoras de Unsighted, brilharam nesses eventos. São jogos que trazem mecânicas que você já viu em clássicos, mas recombinadas e com roteiros e propostas totalmente originais.

Numa indústria de games tomada por interesses financeiros, o futuro continua indie.

Mesmo com desenvolvedores absolutamente precarizados.

Tiani no Summer Game Fest. Foto: Reprodução/YouTube

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!