Editorial

Fiocruz e Governo Federal repercutem prêmio do Drops de Jogos

*POR PATRICIA GNIPPER E PEDRO ZAMBARDA

O Drops de Jogos virou pauta nos sites da Fiocruz e do Governo Federal graças à Pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer, que realizamos desde 2014 para eleger os melhores jogos indie de cada ano. Os órgãos repercutem o resultado da última edição, citando nosso site e, consequentemente, divulgando o cenário indie do mercado nacional de jogos para uma imensidão de pessoas.

Em 2024, o grande vencedor foi Ciclo do Poder, boardgame sobre dignidade menstrual criado por especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Abaixo, você confere as três publicações (uma da Agência Gov e duas da Fiocruz — em português e em inglês:

A “premiação” do Drops na verdade é um levantamento que faz parte de 90 pesquisas e análises do mercado, e por aqui nós contamos com a participação do público nesta missão. Os leitores votam por meio de um formulário online e, passado o prazo de apuração, um vencedor é eleito. A ideia desse levantamento não é necessariamente premiar um vencedor como se fosse uma competição, mas dar uma temperatura do mercado, explorando o lado dos independentes — os indies —, o que é nossa especialidade, bem como sentir a “vibe” do público com a grande indústria, que precisa renovar e revelar novos títulos.

O boardgame sobre dignidade menstrual Ciclo do Poder, do Instituto Oswaldo Cruz, é o jogo indie brasileiro de 2024 na pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer (Créditos: Pedro Zambarda/Drops de Jogos)

Os jogos que participaram da votação foram reconhecidos em eventos como The Game Awards e outras premiações relevantes do mercado gamer, mas também sempre damos oportunidade a jogos recomendados por nossa equipe e pelo nosso público. Sendo assim, a vitória de Ciclo do Poder é realmente algo a ser celebrado e divulgado às massas, já que tudo isso é fruto da opinião popular, sem nenhum interesse comercial envolvido. O boardgame teve 610 votos entre 948 no total — ou seja, 64,3% dos votantes da pesquisa de 2024 o elegeram como o mais interessante do ano.

Deixamos aqui nosso muitíssimo obrigado à Fiocruz e ao Governo Federal por noticiarem nossa pesquisa, e um parabéns por ajudarem a fortalecer a cena independente do desenvolvimento de jogos com essa divulgação!

Atualização — por Pedro Zambarda

O Diário do Centro do Mundo, o DCM, de esquerda, repercutiu a notícia publicada na Agência Gov. A pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer é o produto mais longevo do nosso site, que soma quase uma centena de análises e indica games indie brasileiros desde 2014.

O Drops de Jogos se sente honrado por esse reconhecimento do governo Lula e de suas instituições.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Patricia Gnipper

Coordenadora editorial do Drops de Jogos.

Posts Recentes

Fiscalização do Pix não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito

2 horas atrás

Nova fiscalização do Pix reduz chance de malha fina

Segundo secretário, trabalhador autônomo não será tributado

12 horas atrás

FAKE NEWS! A AGU não censurou cotação do dólar no Google

Empresa que fornece dados ao Google admite erro

12 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!