O livro Videogame Crash, do Marco Legal dos Games à demissão em massa, livro escrito por mim, é notícia principal no site The Gaming Era, referência de negócios e games. Leia a entrevista que concedi ao jornalista Marcelo Vieira aqui.
Confira alguns trechos:
Pedro Zambarda é o muito provavelmente o mais combativo jornalista de games brasileiro. Em seu Drops – ou Drops de Jogos, para quem ainda tem saudade do nome deixado em abril desse ano – as notícias rápidas (por isso drops!) sobre o mercado de games, cultura pop e tecnologia se alternam com denúncias e posicionamentos de espectro político bastante claro: o de esquerda, sem medo de marcar posição.
O Drops, que também publica artigos e reportagens mais aprofundadas, foi fundado em março de 2015 como o site de games do portal Catraca Livre. Zambarda passou por veículos da grande mídia – como o TechTudo, da Globo, e o portal da Exame, da editora Abril – e outros segmentados (Olhar Digital, Whiplash), além da mídia progressista independente (DCM, The Intercept Brasil).
E faz parte da Rede Progressista de Games (RPG), que reúne desenvolvedores, empresas e entidades que lutam pelo avanço da área de games do Brasil – posição que foi premente sobretudo durante a tramitação da lei do Marco Legal dos Games.
(…)
TGE: Do ponto de vista jornalístico, qual foi o desafio de acompanhar esse tema?
Zambarda: Eu tenho 11 anos de carreira em veículo jornalístico político de esquerda, no DCM, já fiz reportagens para o The Intercept Brasil e UOL. Sou experimentado em buscar furos de reportagem.
O meu diagnóstico é o mesmo que falei para o Márcio Filho quando íamos perder o [a disputa pelo] Marco Legal dos Games. Falei em 2024: as disputas políticas se dão midiaticamente.
Tenho orgulho do Drops ser um veículo de comunicação declaradamente progressista, de esquerda, tendo o bônus e o ônus de ter seus posicionamentos políticos públicos. E, para além das opiniões, nos atemos aos fatos, sem esconder nada.
TGE: Qual sua expectativa quanto ao livro?
Zambarda: Livros não vendem muito no Brasil. Mas tive a grata surpresa de ter sido convidado para um evento de sindicalistas da CUT [Central Única dos Trabalhadores] e faremos lançamentos em mais eventos no segundo semestre, autografando exemplares, discutindo sobre games, tecnologia e comunicação.
Meu maior desejo já foi concretizado pela Critical Hit Books, que é a documentação física dessa história.
(…)
Leia na íntegra aqui.
Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…
As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…
Até domingo serão apresentados filmes produzidos por sete países
Evento vai até domingo (7) no Centro Dragão do Mar em Fortaleza