O influenciador e entusiasta da cena brasileira de jogos, Raul Tabajara, começou em julho de 2023 o projeto Drops de História dos Jogos em parceria com este site Drops de Jogos. O projeto estourou no Instagram, com vídeo que passou um milhão de visualizações e está sendo replicado no YouTube e no TikTok. Ele também está bombando no Facebook.
Raul fez um texto sobre esse feito no Facebook. Leia.
Compartilhando com todos (e agradecendo) mais essa meta batida: Um vídeo com UM MILHÃO de views! Há pouco tempo comemorei os 500mil views do vídeo anterior, contei um pouco sobre o lado bom e ruim dos vídeos estarem dando certo (pessoas me xingando e pessoas me convidando para dar aula)
Dessa vez eu vou contar o meu SEGREDO! Como eu faço pra ter tantos views assim!? minha pipeline é a seguinte:
1) eu sou viciado em documentários. Não existe documentário de arte, de jogos ou de civilizações antigas que eu não tenha visto. Os que saiam em DVD eu comprava todos, e assinatura do Discovery channel e do History é o básico aqui em casa. Eu lembro de tudo o que assisti? Claro que não! Mas em algum lugar tem uma informação guardada na minha cabeça, nem que seja um título.
2) Eu tenho um caderno com tópicos de todas as coisas que acho legal no mundo dos games/artes civilizações. Cada um desses tópicos pode ser um futuro vídeo.
3) Quando escolho um, na Segunda-feira, começo a ler sobre o tópico. Tenho até quinta pra tentar achar onde que li a informação, reler, procurar mais coisas e relacionar temas (pro vídeo ficar dinâmico)
4) Escrevo o roteiro toda Quinta-feira! Tenho apenas 4 parágrafos para sintetizar tudo. é DOLORIDO! Tanta coisa que eu poderia falar… mas eu só posso escrever 4 parágrafos, que é o que cabe na minha boca durante 1minuto e meio (tempo padrão do Reels do instagram e facebook, e tempo que posso replicar nas diversas mídias sociais). E as coisas que ficam fora e são faladas de forma resumida com certeza vão ser as que os Haters vão martelar em mim quando o vídeo for pro ar.
5) Decoro o roteiro todo! Sim, eu leio 10 vezes em voz alta e decoro. (ODEIO olhos de prompt – parecem olhos de zumbi) e como quero que seja algo dinâmico, eu olho para a lente e tento imaginar que estou dando aula presencial.
6) DEPOIS de gravar eu edito (porque mesmo recorando, algumas palavras são impronunciáveis. No texto fica ótimo, na boca fica horrivel! e isso faz o tempo estourar e eu ter que editar o conteúdo). Fora que eu preciso tirar os respiros, dar cortes com zoom e coisas do tipo.
7) só depois do vídeo editado, gravado no fundo verde, que eu começo a procurar imagens. Algumas vezes, durante o estudo da semana, eu ja pinço uma ou duas imagens ou vídeo sobre o tema, mas 50% ou mais fica pra edição pós.
8) faço animações. Se o texto fica mais palatável com uma animação (como os videos de jogos de tabuleiro), eu crio as animações.
9) Mando pra todas as redes sociais. Eu não tenho gaveta. ou seja, se eu não tiver tempo na semana pra gravar um vídeo, o vídeo vai atrasar! Lembre-se: isso não é meu trabalho, é so um hobbie.
10) Leio todos os comentário. Alguns deles vão ter dicas de próximo vídeo! Alguém fala algo legal, eu respondo e anoto.
E é isso! Obrigado mais uma vez a todos que curtiram, comentaram e compartilharam meus vídeos!]
E é assim que faça um vídeo! Uma pílula de 1minuto e meio, tem trabalho de pesquisa, criação de Roteiro, arte, interpretação que levaram, pelomenos, 1 horas por dia durante uma semana.
Veja os melhores vídeos do influencer.
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas