Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
Após um lançamento no DCM, Meteoro Brasil, Folha TV/Folha Democrata e Drops de Jogos de forma digital em julho de 2025, o livro Videogame Crash, do Marco Legal dos Games às demissões em massa, foi lançado presencialmente na PerifaCon 2025, o maior evento pop das favelas, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, extremo sul de São Paulo.

De cara agradeço Andreza Delgado, uma batalhadora em nome da inclusão das periferias e a gigante que toca a PerifaCon, pela generosidade de uma palestra no palco. Agradeço também aos meus editores Mayra Falcini e Horacio Corral, da Critical Hit Books, por ajudarem em toda a parte de venda e promoção dos exemplares. E foi fundamental todo o companheirismo da minha grande parceira Érika Caramello, CEO da Dyxel Gaming, cofundadora comigo da Rede Progressista de Games, a RPG.

Na palestra, eu pude contar que existe uma iniciativa da minha parte para que Videogame Crash seja não apenas um livro, mas uma trilogia. Documentando o que o Drops já faz e também contando uma história de trás para frente.

O livro um já apresenta uma solução parcial para os problemas que a indústria de games enfrenta no mundo com as demissões em massa. Em um mundo que as desigualdades sociais desafiam os limites do Judiciário, o Brasil desenvolveu a lei 14852 como um dos princípios mais sofisticados de compreensão sobre videogames no mundo. Sem confundir jogos eletrônicos com apostas ou bets. Incluindo games como um bem cultural para escolas. Pensando os jogos digitais segundo sua faixa etária. Regulariza todo um setor e abre espaço para a expansão de instituições em seu interior.

Leia-se: órgãos de regulação, formação de sindicatos e enfim uma discussão mais sólida sobre direitos trabalhistas, condições dos profissionais da área e a visão de que games são uma tecnologia estratégica para o Brasil. E sendo um setor produtivo, não apenas de consumo, ele tem o potencial de emancipar esse país.
O melhor evento para tratar de um tema complexo é a periferia, aqueles que são excluídos e que são a verdadeira força produtiva. A PerifaCon foi a casa ideal para lançar essa obra. Que espero que se desdobre em mais duas.
Uma história de trás para frente. Pretendo lançar Videogame Crash em mais eventos.
E me debruçar nos próximos dois livros em problemas do setor.
Você pode comprar o livro aqui.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
