Esportes

Times de futebol feminino são adicionados ao Football Manager pela primeira vez na história

O ano de 2025 marcou a história do Football Manager (FM). Pela primeira vez na história do game, serão incluídas jogadoras femininas dentro da base de dados da plataforma para os jogadores jogarem.

No total, são 14 competições femininas que farão parte da lista de campeonatos que os jogadores podem acessar. Os torneios vão desde a Barclays Women’s Super League, da Inglaterra, até a Adran Premier, do País de Gales.

Source: Freepik

Para Miles Jacobson, diretor da Sports Interactive, essa conquista foi possível graças ao apoio de todo um exército de pessoas que fazem parte do futebol feminino e quis ajudar a ter as mulheres devidamente representadas no FM.

Maior desafio foi criar a base de dados

O FM investiu pesado para que o futebol feminino pudesse ser representado no FM 26. Para isso, uma base de dados precisou ser criada com estatísticas das jogadoras de maneira que representassem a real habilidade das atletas.

O anúncio de que o futebol feminino chegou ao Football Manager só pode ser realizado depois que os desenvolvedores conseguiram acessar informações confiáveis para criar as jogadoras de maneira que o jogo representasse, da melhor maneira possível, a realidade das atletas. Para criar uma verdadeira imersão no mundo do futebol feminino, a criadora do Football Manager optou por investir na criação de uma estrutura organizacional que representasse a realidade da modalidade.

Elementos como contratos mais curtos do que a modalidade masculina e transferências sem custos foram alguns dos pontos que a organizadora inseriu em seu jogo. A ideia é não só mergulhar o jogador na atmosfera das mulheres, mas também mostrar a realidade desse mercado. Enquanto muitas jogadoras protestam contra atrasos salariais e outras condições desafiadoras da profissão, o FM entra como importante ferramenta na popularização da modalidade, e de seus desafios, entre os fãs de futebol.

Futebol feminino ganha cada vez mais espaço

O ano de 2025 não foi só de conquistas para o futebol feminino no mundo dos games, mas também em termos de audiência. O que comprova esse aumento do interesse dos espectadores foi a final do Brasileirão Feminino, realizada na Arena Independência.

Na edição de 2025, aproximadamente 20 mil torcedores foram à Arena Independência para assistir o confronto entre Cruzeiro e Corinthians. Isso foi possível, também, graças a maior cobertura dos eventos esportivos por parte da mídia nacional e internacional. 

O sucesso das competições de futebol feminino fez com que até mesmo as bets incluíssem os torneios em seu catálogo de oportunidades para apostar. Atualmente, é possível encontrar uma casa de aposta 1 real em listas atualizadas para se cadastrar e fazer apostas em torneios femininos da mesma maneira que os masculinos. É nesse contexto que o FM resolveu incluir o futebol feminino em seu jogo que já conta com elevada popularidade entre os fãs de futebol. Agora, ainda mais pessoas tendem a testar essa nova possibilidade.

Tendência que tem tudo para se firmar

A presença do futebol feminino no FM 26 marca a estreia da modalidade no game esportivo e a expectativa é de que ele continue presente para as próximas edições. Afinal, o maior desafio dos desenvolvedores foi criar a base de dados. A proposta é de que a base de dados continue sendo alimentada para que os jogadores tenham acesso a estatísticas atualizadas para decidir contratações, escalação, entre outros elementos.

Tina Keech, líder da criação da base de dados ampla por trás do que o jogador vê no FM 26, comentou ao portal France24 que foi um longo tempo de trabalho e que, mesmo com algumas pessoas fazendo acusações sexistas, a iniciativa seguiu adiante. Keech destacou que tudo isso apenas aprimora ainda mais a experiência do jogador e deixa o jogo ainda mais engajador. Além disso, a iniciativa é vista como um diferencial do FM em comparação com seus concorrentes que ainda não incluíram as mulheres.

Ainda mais desenvolvimentos para as novas versões

O FM é um dos jogos de futebol que sempre conta com novidades para fidelizar e atrair jogadores. Algumas das mudanças vão desde os aspectos tecnológicos até o design de cada jogador. Apesar de muitas críticas e de até anunciar que o Football Manager 2025 foi cancelado a um mês do lançamento, os desenvolvedores buscam sempre criar um cenário mais realista para que o jogador se sinta motivado a jogar.

Com times femininos, acompanhando tendências e um design cada vez mais arrojado, o FM se firma como referência no segmento de games, além de trazer ainda mais conhecimento sobre a situação do futebol feminino em diferentes partes do mundo.

Redação

Posts Recentes

Algoritmos de streaming já moldam identidade e hábitos da Geração Z, diz estudo

Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…

2 dias atrás

Primeiro dia da South America League de R6 termina com W7M classificada para o mundial e vitórias da FURIA e Team Liquid

As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…

2 dias atrás

Festival de Cinema do Brics começou no Ceará

Até domingo serão apresentados filmes produzidos por sete países

2 dias atrás

Mentoria no MICBR ajuda artistas e artesãos a melhorarem seus negócios

Evento vai até domingo (7) no Centro Dragão do Mar em Fortaleza

2 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!