Notícias

Gamers passam mais de 40% do tempo em apenas 10 jogos

Um novo estudo da Circana aponta uma verdade inconveniente: mais de 40% do tempo que os gamers de PS5 e Xbox Series X dedicam a jogos é tomado por apenas 10 títulos – e todos eles são do tipo “live service”. Ou seja, jogos multiplayer online que recebem atualizações constantes de conteúdo.

Além disso, o mesmo estudo indicou que mais de 70% de todos os PS5 e Xbox Series X ativos nos EUA jogaram ao menos um desses 10 jogos no mês de janeiro. Esses dados foram confirmados por Matt Piscatella em uma postagem no Bluesky. Matt é diretor executivo e analista da indústria de videogames na Circana.

O analista não diz quais exatamente são esses 10 jogos, mas ao analisar outras postagens dele dá pra ter uma ideia de quais títulos são citados sempre como alguns dos mais jogados nos EUA. Os games que podem fazer parte dessa lista são:

  • Call of Duty HQ (o inicializador que engloba todos os games da franquia)
  • GTA V (principalmente o modo GTA Online)
  • Fortnite
  • NBA 2K25
  • Roblox
  • Minecraft
  • Madden NFL 25
  • EA Sports College Football 25
  • Destiny 2
  • Apex Legends
  • Rocket League

O sucesso desses jogos explica porque todos os grandes players da indústria tem voltado seus esforços para criar um hit no espaço “live service”, pois é ali que estão os grandes lucros. Mas a própria lista de possíveis títulos mostra como é difícil entrar nesse espaço, já que o único game realmente novo ali é Marvel Rivals. Todos os outros já estão há anos no mercado, ou só apenas o título mais recente de franquias que existem há anos.

Esses resultados também apontam uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos gamers. Ao invés de buscar sempre novos títulos, cada vez mais pessoas escolhem se dedicar a um único jogo. E quando vários títulos dessa lista são gratuitos, esse pode muito bem ser uma mudança de consumo proporcionada pelas dificuldades econômicas que regem o mundo nos últimos anos.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

Twitter Files Brazil: X indenizou advogado exposto no vazamento coordenado por Elon Musk

Em acordo com ex-funcionário, rede social reconheceu dano moral pelo vazamento de informações

25 minutos atrás

Filósofo português reflete sobre fascismo, neofascismo e a inteligência artificial, a IA

Importante refletir sobre as implicações políticas da tecnologia

43 minutos atrás

Conheça o Supercurso de Tradução de Jogos Digitais e Analógicos

A capacitação essencial para tradutores de games e jogos de tabuleiro

4 horas atrás

O integrante dos Beatles que era mais rock, segundo Marianne Faithfull

Admiradora de Beatles e dos Rolling Stones

10 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!