Globo. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Globo apagou de todas as suas redes sociais na segunda (25) um vídeo em que os repórteres políticos do Jornal Nacional em Brasília encenavam uma apuração sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
A publicação causou imenso mal-estar. A ordem de apagar a publicação veio de Ricardo Villela, diretor de jornalismo da Globo. Villela só teria visto a publicação já no ar. Ele não gostou nem um pouco. Em sua opinião, não combinaria em nada com o padrão que a Globo adota em suas redes.
A postagem já havia sido questionada mesmo na capital federal. A ideia da publicação veio da coordenação de reportagem da Globo em Brasília. O diretor de jornalismo da Globo no Distrito Federal, Luiz Ávila, não era 100% a favor de sua produção, mas foi um voto vencido.
No vídeo, protagonizado pelo repórter Vladimir Netto, jornalistas aparecem conversando de forma teatral sobre o relatório da Polícia Federal que mostra como Bolsonaro participou de uma tentativa de golpe militar no Brasil.
O vídeo rapidamente rodou em perfis de direita e virou piadas entre humoristas, como Rafinha Bastos, que repostou a publicação. Na postagem original, feita nas redes sociais do Jornal Nacional, grande parte do público criticou o tom caricato.
A situação chegou à direção do Rio de Janeiro. William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, assim como Villela, não gostou do que viu. Um dos termos usados para criticar a publicação foi “cafona”.
Com informações de Rafael Vaquer no F5.
Globo. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Vladimir Netto protagonizou vídeo de encenação publicado nas redes sociais do Jornal Nacional: caso gerou mal-estar e críticas internas na Globo – Reprodução/Globo/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Tosco porém muito bacana
Comentário crítico aponta falhas em estudo. Para os autores, houve interpretação enganosa dos dados e…
Importante reflexão do Márcio
Com corpo ultrafino, câmera principal de 200 MP e processador de última geração, smartphone eleva…