Impacto Social foi tema de curso de games no Sesc SP para promover o espírito crítico - Drops de Jogos

Impacto Social foi tema de curso de games no Sesc SP para promover o espírito crítico

  • por em 30 de setembro de 2019

Imagem: reprodução da capa do livro Doing Things with Games

“Os jogos de impacto são uma fronteira do ativismo”, afirmou criador do curso.

O Sesc São Paulo abriu espaço para um curso de desenvolvimento de jogos digitais diferente do usualmente encontrado nas escolas de games: Jogos de Impacto Social.

A proposta foi do professor Gilson Schwartz, docente idealizador da Cidade do Conhecimento, na USP, e responsável por outras iniciativas ligadas aos jogos, como a edição nacional do projeto Games For Change e o Moedas Criativas.

A finalidade desses games é promover a diversidade na educação, a criatividade e a inovação com espírito crítico em áreas como direitos humanos, saúde, meio ambiente, infância e juventude, audiovisual, empreendedorismo transformador e desenvolvimento local, afirmou o docente à ocasião.

“Digitais ou sociais, individuais ou coletivos, casuais e rápidos ou complexos e com duração longa, os jogos de impacto são uma fronteira do ativismo, da filantropia e do marketing com propósitos humanitários”, explicou. “Esses jogos têm por finalidade sensibilizar, engajar e mobilizar as pessoas. A conscientização é a forma mais segura para mudar o mundo”

As aulas aconteceram entre os dias 10 a 24 de julho na recém inaugurada unidade Sesc Guarulhos, na grande São Paulo. Além do próprio Schwartz, ministraram o curso os profissionais Ernane Guimarães Neto, Diego Lombo Machado, Alexsander Martins e Pá Falcão.

Os temas dos encontros foram “Jogos de Impacto: A Criatividade na Transformação do Mundo”, “Game Design e Gamificação: Mercado de Trabalho, Formação e Comunidades”, “Jogos Analógicos – do Teatro ao Tabuleiro” e “Jogos e Auto-Conhecimento: A Emancipação do Ser Brincante”.

O Sesc SP mantém uma programação regular com games e cursos de jogos digitais e as atividades podem ser conferidas diretamente no site da instituição.

Kao Tokio é agente cultural, editor de conteúdo do Drops de Jogos e editor-chefe do PopGeeks .

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments