Quando se está desenvolvendo um game, é fácil cair na armadilha de achar que precisa buscar financiamento externo antes de iniciar o projeto. A aproximação com investidores e editores, no entanto, pode trazer consequências imprevistas. Para auxiliar na tomada de decisões, o Drops de Jogos elaborou oito dicas importantes, que merecem atenção. Confira:
A fase do arranque
Este é o primeiro passo da jornada de seu herói. Levá-lo de um mundo ordinário e do cubículo de seus pensamentos para a promoção em um mercado competitivo, convidar os jogadores a abraçarem sua aventura fantástica e tornar-se um grande empreendedor indie.
Passo 1: Encontre seu foco
O trabalho de desenvolvimento de jogos começa muito antes da produção, ainda na etapa de planejamento. Para evitar aborrecimentos futuros, vale considerar estas questões cuidadosamente:
Que tipo de trabalho você gosta de fazer? Você faz jogos indies por que você realmente ama? Então, o que você gosta de fazer?
Saber responder essas questões é extremamente importante para indicar se você está indo no caminho certo, ou não.
Quais as habilidades que você gosta de usar? Não se trata necessariamente das habilidades nas quais você detém bom conhecimento, mas sobre as habilidades que você está feliz em usar todos os dias.
Em outras palavras, busque fazer aquilo que te deixa feliz, aquilo que te motiva em continuar essa longa jornada.
(aqui também valem explicações que situe o desenvolvedor: porque ele deve dar importância às habilidades que gosta de usar ou que lhe trazem prazer e em que isso contribui para o bom desenvolvimento do trabalho. Nada muito elaborado, duas linhas sobre os porquês desse tema).
O que eu preciso fazer? – Esta é a grande questão para sua Quest épica no mundo de criação de jogos. Por que você se levanta de manhã e por que alguém deveria se importar? O que te inspirou para desenvolver jogos indies, primeiramente?
Passo 2: Construa sua 'comunidade'
Busque manter contatos frequentes com pessoas através da rede. Há websites e fóruns para todos os temas. Atualize fóruns e grupos das redes sociais com posts recentes e mensagens diárias. Mantenha-se ativo na comunidade e crie expectativa no público alvo.
Seja voluntário em eventos. A melhor maneira de conhecer pessoas e começar a desenvolver relações em seu nicho de mercado é realmente ajudando-os. Quer ser visto como alguém com algo valioso a oferecer? Ofereça algo de valor.
Responda os questionamentos da comunidade e ofereça ajuda. A maneira mais rápida de encontrar pessoas para ajudá-lo com seus objetivos é auxiliando-os com as necessidades deles.
Converse com as pessoas que fazem o que você quer fazer. Você não precisa descobrir isso tudo a partir do zero. Alguém já passou por estes problemas antes. Encontre-os e apresente-se de forma educada e edificante.
A fase de experimentação
O segundo arco de uma viagem heroica sempre começa com uma série de testes e desafios. Estes lhe dão a oportunidade de desenvolver habilidades cruciais, encontrar aliados, reunir recursos e aprender a informação crítica para prepará-lo para a provação de seu desenvolvimento. Acompanhe nos tópicos abaixo:
Passo 3: Inovar e testar ideias
A fase de testes de sua criação é fundamental para perceber o funcionamento da produção e potenciais problemas que precisam ser ajustados. Apresente sua produção à comunidade e solicite às pessoas que o testem.
Será que as soluções funcionam? As pessoas realmente precisam dele? Não perca tempo ou dinheiro desenvolvendo algo que você identifica não ter chances de sucesso.
Você gosta deste tipo de trabalho? Antes de trabalhar duro desenvolvendo, tenha a certeza que é algo que você realmente quer sair da cama para fazer primeiro. O tempo de produção é sempre longo e cheio de etapas e é preciso manter o ânimo renovado.
Identifique se seu jogo está sendo viável. Quais feedbacks você está recebendo, são bons ou ruins?
Passo 4: Identificar e desenvolver recursos
Qual é a melhor forma de produzir o game? Como conquistar a atenção dos jogadores?
É fundamental conhecer todas as habilidades adicionais que você precisará para produzi-lo. É importante conhecer bem a engine ou editor que será utilizado na produção, para evitar contratempos. Igualmente importante é saber o que esperar do trabalho de um terceiro contratado. Deixar a imaginação do colaborador correr solta é uma experiência ousada, que deve ser posta em prática somente se o profissional for de sua inteira confiança.
Na criação do gameplay do projeto, é importante criar uma estrutura escalável de aprendizado, conhecida no meio como "curva de aprendizado" do jogador. Entender o comportamento do usuário e conduzir a dinâmica do jogo de forma empolgante são pontos essenciais para o sucesso de sua empreitada.
Busque caminhos que permitam monetizar a partir da experiência dos usuários de sua comunidade. Pergunte às pessoas se e quanto elas pagariam pelo seu jogo. Se o jogo for gratuito, de que maneira deve-se idealizar um modelo de monetização que ofereça bons resultados? Para fidelizar o público, podem ser consideradas também a oferta de descontos para colaboradores e a criação de promoções.
Passo 5: Apresente seu game à comunidade perto da fase de finalização
Apresente o projeto de forma despretenciosa para conhecimento e análise da comunidade. Convide as pessoas que você conhecer na sua comunidade para experimentar o seu produto. Envolva-as no processo de desenvolvimento.
Crie estratégias para fidelização ou feedback junto aos early adopters. Aprenda com suas escolhas e demandas, visando melhorar o produto.
Tente colher e analisar dados de comportamento do usuário. Construa um Analytics para monitorar os comportamentos de seu público.
Corte o que não funciona e acrescente as boas ideias que surgirem, quando possível. Não sofra por fazer modificações que podem trazer benefícios ao projeto.
Compartilhe suas histórias de desenvolvimento, soluções e ideias com a comunidade.
A Fase Publishing
Após essa jornada criteriosa, são boas as chances de ter realizado um produto com chances de sucesso no mercado. Há, porém, muito caminho pela frente:
Passo 6: Distribuir e promover o seu produto
Defina a sua mensagem para comunicação passiva e ativa. Apresente o seu projeto na casa de amigos, nas redes sociais e em todas as formas possíveis.
Construa sistemas que tornem mais fácil para os usuários compartilharem sua produção entre os amigos.
Pense em algo viral para promover o seu jogo entre amigos e apoiadores.
Tente recrutar voluntários realmente apaixonados por seu projeto, para agirem como de atendimento ao cliente e suporte QA de dentro de sua comunidade.
Crie uma estratégia de Pré-Lançamento, para conquistar o interesse das pessoas. Faça um release conciso e objetivo, explicando seu projeto, como são as notícias de divulgação. Isso ajudará as pessoas a escreverem sobre seu jogo.
Reserve alguns dias na agenda para dar atenção integral ao público durante a fase de lançamento, tirando dúvidas e ouvindo suas impressões.
Passo 7: Se sentir confortável com a Contabilidade e Mensuração
Prepare etapas de relançamento com novos recursos, atualizações, descontos promocionais, pacotes, etc. Mantenha o ping do seu produto de volta para o radar público. Use os dados do usuário para melhorar a experiência.
Sempre que possível, colha os dados dos usuários para utilizar em futuras campanhas promocionais. Isto lhe dará uma boa ideia de estratégias para gerar mais receita.
Veja se há caminhos para monetizar as experiências de personalização dos usuários. Projetos free-to-play podem ser uma boa forma de construir relacionamento com os usuários, que podem decidir pagar para personalizar e estender a experiências durante o jogo.
Venda os seus subprodutos. As ferramentas que você construiu para fazer o seu jogo, o conceito de arte em t-shirt, trilha sonora, edição especial por trás das cenas, CDs e DVDs. Aproveite as oportunidades geradas por sua Propriedade Intelectual como fazem os grandes empreendimentos e franquias.
Passo 8: Dê um "break"
Relaxe descanse. Avalie toda a trajetória de sua produção.
Aprenda algo novo, totalmente alheio ao seu trabalho. É improvável que novas ideias surjam dos mesmos velhos lugares. A obtenção de novos conhecimentos e insights alimenta seu cérebro com o combustível para a inspiração.
Reflita sobre cada etapa do ciclo: o que você pode fazer diferente da próxima vez? Reconheça onde as coisas não funcionaram como o pretendido e analise os motivos. Busque formas alternativas de trabalho.
Reavalie seu foco e Valores. Você ainda os segue? Eles mudaram?
Procure por novos problemas para resolver e novas formas de equacionar questões recorrentes.
E aqui o ciclo se fecha. Cada vez que você retomar passos do empreendedorismo ficará mais fácil detectar as necessidades, inovando nas soluções e entendendo o mercado.
A viagem indie não tem final: você pode se manter na criação de novas experiências e tentar ganhar a vida fazendo por muito tempo.
Rian Nascimento é empreendedor e desenvolvedor indie do Recife, em Pernambuco. Formado em Programação de Jogos Digitais pela Faculdade dos Guararapes e Graduando em Administração na Faculdade Nova Roma/FGV. Nas horas vagas, é surfista amador e um inquieto interessado em toda forma de conhecimento.
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