A Virada Cultural de São Paulo aconteceu no último final de semana, com inúmeras atrações e atividades artísticas. Para os fãs dos games, o HeartBits, lounge de games que integrou o projeto, era um momento especial, com a divulgação de jogos nacionais e 24 horas ininterruptas de chiptunes. A progarmação, no entanto, quase não aconteceu.
"A uma semana do evento ainda não tínhamos confirmação de participação na Virada", relatou um dos organizadores do evento na madrugada de sábado ao Drops de Jogos.
O local onde se realizou a primeira edição do lounge de games, em 2015, o Museu do Theatro Municipal, foi negado à organização, sem quaisquer explicações. O interlocutor consultado pelo Drops de Jogos afirmou que a decisão pode ter sido de caráter político, possivelmente envolvendo diferenças entre a administração municipal e a Spcine, realizadora do HeartBits.
"Fizemos o que foi possível com o tempo que tivemos", relatou, apresentando o ambiente adaptado para o evento em um anexo da Galeria Olido, no centro paulistano. "Foi uma responsável pela Galeria que ofereceu o espaço", comentou, informando que a oferta surgiu da direção do espaço ante a percepção de desespero com a falta de um local para realizar a atividade.
Embora as adaptações tenham se realizado em tempo recorde e de forma competente pela equipe, o local não ficava à vista do público, o que comprometeu a participação popular. "Mesmo sendo aprovado duas semanas antes, e não aparecendo na divulgação oficial da Virada Cultural, o HeartBits atraiu gamers de todas as idades e cumpriu o seu papel, mostrando que Game é Cultural!", escreveu o desenvolvedor Raul Tabajara em comentário na rede social, em defesa da atividade, frente as dificuldades encontradas para manter o projeto gamer.
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