Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
As associações regionais de desenvolvedores de videogames BRING, RING, GAMEGO, AMAGAMES, BIND, ASCENDE JOGOS, PLAYNAMBUCO, SPJOGOS, GAMING, ASCGAMES, ADJOGOSRS e DEJA soltaram um site contra o PL2796, o Marco Legal dos Jogos de autoria do deputado Kim Kataguiri, já aprovado na Câmara, e relatoria no Senado de Irajá, do PSD.
Parlamentares entraram com pedido de regime de urgência do marco para votação nesta terça (15).
A página foi colocada no ar na madrugada de hoje, dia da votação. Chama a atenção a ausência da ABRAGAMES, a associação nacional, na articulação. Mas uma fonte garantiu ao Drops de Jogos que a maior associação deve se juntar.
O principal problema do PL2796 é a inclusão de benefícios fiscais aos chamados fantasy games, categoria de jogos com prêmios que poderiam ser enquadrados como games de apostas, embora sua associação ABFS negue esse tipo de ligação. O fato é que eles foram incluídos no projeto, com divulgação e anuência de Kim Kataguiri e do senador Irajá.
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
Diz o site-manifesto das associações:
Projeto de lei foi cooptado por agentes externos ao setor que tentam fazer com que 99% da economia de jogos no Brasil se curve para beneficiar sites de aposta disfarçados de jogos, os tais fantasy sports.
São mais de 1.000 empresas de jogos no Brasil, empregando mais de 70 mil pessoas em todo país. Essas empresas se organizam em 17 associações regionais e 1 assoaciação nacional e todas estão uníssonas em percer o grau de danos que este projeto de lei tem para o setor. Votar pela urgência e a favor do projeto de lei é votar contra os empresários e trabalhadores do setor. Por isso #PL2796NÃO
Você pode ajudar nessa articulação no site oficial e e mandando um recado para os senadores que irão votar hoje.
É importante que exista uma articulação da cena brasileira de desenvolvimento de jogos para que projetos do Legislativo de fato beneficiem a cadeia produtiva do setor.
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá