Indie

BIG Festival envia email aos devs propondo criação advergames; entenda melhor o caso

No mês de novembro, o Drops de Jogos publicou a reportagem com o título “BIG Festival envia email a desenvolvedores propondo criação de games para patrocinadores da edição 2020

A reportagem mostrou um email enviado por Gustavo Steinberg, diretor do BIG, com a proposta de “desenvolvimento de um jogo de acordo com o briefing do patrocinador” e uma “caça ao tesouro [digital e analógica]… também incorporando um briefing do patrocinador”.

A proposta foi criticada publicamente no Twitter por desenvolvedores e ilustradores como Andre Yin, Juliano Almelo e outros. Não foram poucas as reclamações na rede social, totalizando pelo menos até nove manifestações públicas.

A atitude do BIG Festival, em si, não é errada. Com a escassez de investimentos públicos no setor de games e de audiovisual, pode ser interessante uma proposta remunerada de desenvolvimento de advergames com os produtores que são premiados pelo evento. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de trabalho de jogos com publicidade. No mérito, não há problema nenhum na proposta com a devida remuneração.

O problema, no entanto, é a abordagem.

O email foi enviado como uma consulta para quem participou do evento sem levar em consideração que alguns devs não gostam de propaganda, não criam jogos para propaganda e há ainda aqueles não se identificam com a ideia de forma mais geral. E a proposta surge num momento em que o setor enfrenta maiores dificuldades para desenvolver títulos autorais e para promovê-los.

Outro problema no envio deste email foi o silêncio do BIG Festival sobre o caso. Embora a atitude do evento não tenha qualquer irregularidade, a feira não se manifestou ou não considerou relevante se manifestar.

Nem mesmo diante de solicitações de contato do Drops de Jogos para a reportagem, feitas por telefone e email.

Esses casos de manifestações públicas de insatisfação com o evento acontecem no mesmo período que desenvolvedores da JoyMasher e de outros estúdios apostam em eventos como Glich Mundo e Firmeza Fest.

O espaço para manifestação do BIG sobre o assunto segue aberto aqui no Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!