Indie

Conheça o jogo indie brasileiro RitMania

Drops de Jogos recebeu informações oficiais.

Está chegando a demo do mais novo título da Garoa Studios, premiada desenvolvedora carioca de games: uma coletânea de jogos de ritmo com visuais, temáticas e gêneros musicais brasileiros – RitMania.

O jogo, que está sendo desenvolvido para computadores e celulares, conta com um protótipo jogável com nove minigames distintos, dentre os quais jogadores podem integrar uma equipe de mudanças, comandar máquinas futuristas para ocupar ônibus lotados com passageiros, empinar pipas, ajudar crianças a resgatarem sua bola de futebol, colar figurinhas em um álbum e muito mais, sempre no ritmo da música.

Inspirado na franquia Rhythm Heaven da japonesa Nintendo, o jogo brasileiro possui apenas um botão de interação – um aceno ao minimalismo e acessibilidade da série que cativou o mundo inteiro, angariando uma legião fiel de fãs até o seu último lançamento em 2016.

RitMania traz como principais diferenciais a sua versão para computadores e celulares – Rhythm Heaven sendo originalmente para consoles e portáteis – e, claro, as temáticas e estilos musicais típicos do Brasil. O estúdio desenvolvedor também realizou parcerias com diferentes artistas para explorar ainda mais a diversidade de estilos, como por exemplo o cartunista, ilustrador e roteirista Silva João.

A primeira versão de demonstração do jogo será disponibilizada ao público na plataforma digital Steam no primeiro semestre de 2025, com data precisa a ser anunciada pela desenvolvedora em suas redes sociais.

A Garoa é um estúdio independente do Rio de Janeiro, fundado em 2018 e criadora de jogos como Cartomante (finalista de Melhor Jogo Brasileiro do BIG Festival 2021), Astro Pig (finalista de Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Áudio, e vencedor do Voto Popular na gamescom latam 2024), Stand By Me e Cat Leather Jackets, ambos selecionados em eventos como BIG Festival e SBGames. Seus membros também participaram de projetos proeminentes do cenário nacional, como Lenda do Herói, Enigma do Medo e Bagdex.

Ficha Técnica Resumida:

Título: RitMania

Descrição: Jogo eletrônico brasileiro de ritmo/música

Desenvolvedora: Garoa Studios

Apoio e Investimento: RioFilme

Plataformas: PC, celulares Android

Data de lançamento da demo: Q1-Q2 2025

Classificação indicativa: Livre

Idiomas: Português Brasileiro, Inglês, + 25 outros

Redes sociais: https://linktr.ee/garoastudios 

A Equipe

Gabriel Raposo está há mais de dez anos fazendo jogos e é apaixonado por jogos de ritmo. É co-diretor do projeto e lead game designer e programador.

Pierluigi Piccolo Raso é compositor, sound designer multi-instrumentista e co-diretor do projeto. Trabalhou nas músicas, efeitos, e coordenou o trabalho dos músicos convidados.

Carolina Sá é diretora de arte e trabalhou na identidade visual, interfaces, arte e animação dos jogos e coordenou o trabalho dos artistas convidados.

Igor Carneiro é game designer e programador e trabalhou na programação, ferramentas, implementação, interfaces e outros sistemas.

Victor de Paiva é produtor, designer de narrativa e escritor e linguista. Trabalhou na produção, textos e localização para outras línguas do projeto.

Foto: Divulgação

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Apoio do BNDES a micro, pequenas e médias empresas cresceu 46% em 2024

Por meio de agentes financeiros parceiros do Banco, o volume de crédito alcançou R$ 80,1…

57 minutos atrás

Brasil assume a presidência do BRICS em 2025

País assume foro de cooperação política e econômica do Sul Global, reforçando o compromisso por…

2 horas atrás

Alunos que sofrem bullying têm pior desempenho em prova internacional

É a primeira vez que o Brasil participa do Timss, estudo que mede os conhecimentos…

2 horas atrás

Proibição dos celulares em salas de aula SP: como era e como ficou

Os aparelhos serão suspensos também no intervalo entre as aulas, recreios e atividades extracurriculares

3 horas atrás

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

Estudo mostra baixo acesso de estudantes indígenas ao saneamento básico. Dos 360 mil indígenas matriculados…

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!