Indie

Deputada Jack Rocha defende conexão entre política e cultura gamer

Por Bruna Damin, da Agência Collab na Headscon Espírito Santo 2025

Na abertura do evento Headscon Espírito Santo, nesta sexta-feira (8), em Vila Velha, a deputada federal Jack Rocha (PT-ES) resgatou memórias da época em que foi atendente de uma lan house em Colatina, município do interior capixaba. Entre revistas especializadas e títulos como “Final Fantasy”, “Medal of Honor” e “Far Cry”, ela presenciou desde cedo como os videogames podem ir muito além do lazer.

Em entrevista à Agência Collab da Headscon, a parlamentar de 41 anos defendeu que a cultura gamer pode ser um espaço de aprendizado, inovação e desenvolvimento econômico – e que a política tem a obrigação de aproximar-se dessa realidade, para servir melhor às pessoas, principalmente a juventude.

“Além dos jogos, tinham as revistas, era todo um processo que envolvia a cultura. A gente sempre atrelava o processo educacional aos jogos”, ela comentou, descrevendo o típico ambiente do local onde trabalhou antes de se envolver com a política. No início dos anos 2000, as lan houses serviam como uma porta de entrada acessível para a internet e a cultura digital. Tornaram-se centros de socialização e aprendizado, conectando jovens a novos conhecimentos e experiências – um papel que hoje se reflete na indústria de games e na economia criativa.

Primeira mulher negra do Espírito Santo a ser eleita para a Câmara dos Deputados (com mais de 51 mil votos, em 2022), Jack Rocha acredita que iniciativas como a Headscon comprovam que a política e a cultura dos jogos podem caminhar lado a lado. “Tem muita coisa acontecendo no online? Tem. Mas existe o offline, existe o processo educacional, existe a economia criativa, existe a cultura gamer que fala para diversos públicos”, afirmou.

Headscon ES acontece de 8 a 10 de agosto de 2025, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha (ES), com entrada gratuita. Durante três dias, o público pode conferir painéis de discussão com especialistas, mostra competitiva de games, concursos de cosplay, áreas de board games e espaços de comunidade que celebram a cultura gamer e a economia criativa.

As vagas são limitadas e os ingressos para garantir o acesso devem ser obtidos pelo Sympla.

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!