Desenvolvedor indie do RN conquista 4º lugar na Jam do site Game Jolt com o jogo Navinha

"Acho que o povo gostou desse game porque foi o básico do básico", afirmou o criador.

  • por em 12 de outubro de 2016

O desenvolvedor independente Tião Ferreira, de Natal, no Rio Grande do Norte, levou a 4ª melhor colocação na jam de jogos digitais One Game per Week 2, do site Game Jolt, com o projeto Navinha.

Tião, que já criou inúmeros games autorais de "navinha" ou "Shmup", como são conhecidos estes jogos, mantém o blog Tasbpan, acrônimo para "Todas as suas bases pertencem a nós" [All your base are belong to us], frase que resume a cultura dos games do gênero.

"Fiquei em 4º lugar no contest, com o jogo em versão Alpha, construido em apenas 3 dias", explicou Tião, em conversa online com o Drops de Jogos. "Acho que o povo gostou desse game porque foi o básico do básico", afirmou.

O programador afirmou que, inicialmente, pretendia ater-se realmente a um projeto simples e básico para a ideia, sem nem mesmo criar uma história para o jogo. "Era para ser somente navinha e pronto, daí veio a idéia, enquanto testava o protótipo, de fazer um enredo minimalista, só pra justificar a guerra", comentou.

"Então veio o lance do planeta SHMUPONYA, na galáxia de TAITON, kkkk", escreveu, com bom humor, ressaltando que, "quem curte jogos de nave vai entender as referências…"

Tião observou que o desenvolvimento visual do jogo baseou-se no uso de cores distintas entre si, de modo a facilitar o gameplay e identificação dos elementos gráficos do projeto. "Na maior parte do tempo todos os inimigos são primordialmente verdes, daí o nome de Green Armada; o herói é azul, os tiros inimigos são rosa, laranja, ou amarelo, para que o jogador possa vê-los durante a batalha e desviar deles, não caindo no Mal de Gaiares, que é um sofrimento para os fãs de jogos de nave", escreveu, em referência ao problema encontrado nesse e outros games onde se confunde naves com planos de fundo.

"O Game Jolt é um site no qual os desenvolvedores postam seus trabalhos e sempre tem alguma competição, geralmente com tema específico. Esse aí que eu participei tinha por tema simplesmente Shooter, aí fiz esse 'joguin' em 3 dias, o básico para apresentar ao site", declarou, orgulhoso.

O jogo pode ser acessado diretamente no site, através desse link.

Assista abaixo ao vídeo com o gameplay do projeto.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie