Empreender nunca foi um negócio fácil no Brasil, especialmente na área de jogos. Mas um jovem de Mossoró, região do oeste potiguar, no Rio Grande do Norte, vem tentando fazer mais do que apenas desenvolver jogos, buscando caminhos para ajudar crianças com cãncer por meio de seu projeto Super K vs Câncer, game idealizado para entreter os pequenos durante as terapias para a cura dessa grave enfermidade.
Paulo Paiva, estudante sem conhecimento prévio de criação de jogos ou programação, vem ganhando a atenção da mídia brasileira e internacional desde que se dedicou à criação do jogo, e já conquistou espaço no cobiçado evento Campus Party e reportagens no jornalismo estrangeiro, como pode ser visto no vídeo abaixo. Agora, o incansável desenvolvedor iniciou uma campanha para arrecadação de valores que busca trazer conforto a estas famílias no Dia das Mães.
"O objetivo é organizar uma atividade na data para as mães das crianças com câncer que estão internadas", explicou o mossoroense ao Drops de Jogos, por meio de troca de mensagens. "Quando alguém tem câncer, a família toda adoece no sentido posicologico. Essas datas são importantes e acabam passado despercebidas", continuou.
Por meio da ação, o desenvolvedor pretende organizar e oferecer um café da manhã aos familiares dos internos em um importante serviço hospitalar da região. "Quem não tem mãe pode "adotar" uma no hospital, que iria passar esse dia sozinha", comentou. Para a empreitada, o rapaz solicita apoio de quem puder contribuir com o valor de R$ 3,00. "Pode ser de R$ 3,00 até quanto a pessoa quiser doar", explicou.
Os interessados em colaborar com as ações mensais para as crianças podem depositar na conta bancária indicada e não pagam custos para a transferência de valores. Paulo solicita a todos que, ao transferir, as pessoas enviem os comprovantes para as devidas prestações de contas.
Hoje, parte dos valores arrecadados com o jogo nas loas virtuais já é direcionado para ações com as crianças portadoras de câncer. "O dinheiro do jogo em parte vai pra AAPCMR, Associação de Portadores de Câncer de Mossoró e Região", afirma o criador do game.
Para quem ainda não conhece a iniciativa, Super K vs Câncer é um game produzido com o objetivo de tornar a luta contra o câncer menos dolorosa para crianças e adolescentes submetidas a tratamentos quimioterápicos. No game, o personagem Super K combate, nas diferentes fases do projeto, um tipo diferente de câncer, apresentado por meio de criaturas malignas com aparência de vírus abobalhados.
"As doações podem ser realizadas através de depósitos bancários para a conta bancária de Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, CPF: 10760876479, Banco 121 – Agibank, Agência: 0001, Conta: 84998961913", informa Paulo, que ajuda os pais no orçamento doméstico vendendo agua mineral em casa e reafirma não se beneficiar pessoalmente da iniciativa. "É o primeiro game com um personagem que reflete a situação das crianças com câncer, ajudando-as a desestressar e auxiliando a aceitar o tratamento. Não é nada para mim", ressaltou, na conversa online.
Quem quiser conversar com o jovem, pode procurá-lo através do endereço de email pessoal ou acessar a página do game no Facebook.
Opinião do guitarrista que trabalhou com Ozzy
Ex-beatle pós-banda
Os criadores dos Rolling Stones
Paul foi embora