A Ctrl Alt Jam, grupo nacional que está fazendo uma maratona de desenvolvimento de games, está organizando a bundle Dev Ajuda Dev para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que merecem toda a nossa solidariedade. A desenvolvedora travesti Cabie, autora do jogo Bem Feito (publicado pela QUByte), deu uma entrevista ao Drops de Jogos.
Confira a entrevista exclusiva.
Drops de Jogos: Como vai funcionar o bundle Dev Ajuda Dev? As pessoas comprarão jogos indie brasileiros e a verba será revertida para contribuições para os desabrigados de RS?
Cabie: Sim, o funcionamento é bem simples. A gente tá recebendo ajuda do querido do Prevs (@previaxd) e o bundle vai ser distribuído pela lojaframe.com. Estarão disponíveis keys de jogos da steam e itchio de diversos devs solidários com toda a situ na loja em breve.
A pessoa compra e ganha uma key com acesso ao asset de cada jogo que estiver na lista segundo a tier que o comprador doar e toda a arrecadação será repassada para as instituições e vaquinhas:
CUFA: Central Única de Favelas doacoes@cufa.org.br
PIX COZINHA SOLIDARIA DO MTST rededeabastecimento@gmail.com
PIX apoia.se/enchentesrs
SOS ENCHENTES DO MST (Instituto Brasileiro de Solidariedade) 09352141000148 PIX
Elas foram selecionadas/filtradas com cuidado pela equipe para auxiliar nas vítimas afetadas. Cada tier tem uma lista de jogos selecionadas proporcional a doação do doador As tiers estão tendo ainda o valor e número de jogos em cada tier definido (triangulando o limite de quanto a plataforma consegue receber de valores em um curto periodo de tempo e a demanda).
O repasse dos valores será diário. Inicialmente estamos disponibilizando, cada dev, 500 keys dos nossos jogos para a primeira tiragem por uma questão de limite da plataforma de venda. Se a bundle funcionar e vender bastante, a gente vai aos poucos aumentando a tiragem e continuando com ela até o fim [risos].
DJ: Como está funcionando a organização deste bundle? Há quantos estúdios envolvidos?
Cabie: A organização está sendo toda meio “”orgânica”” o Cedrik (@CedrikRocha) da Ctrl Alt começou a iniciativa e começou a agitar o pessoal inicialmente pelo Linkedin e usou a rede dele pra engajar e juntar a galera. Eu caí de paraquedas, apesar de estar no meio do olho do furacão aqui e ajudei a organizar.
Chamei mais galera usando as minhas redes e comecei co-organizando detlahes, indo atrás das instituições e etc (pra ele não bater tudo sozinho no peito). Com o passar do tempo, os outros devs envolvidos não só disponibilizaram seus jogos como também começaram a ajudar a organizar e hoje a gente tá numa organização bem coletiva, onde cada um faz um poquinho do que pode pq tá todo mundo afetado ou tem alguém próximo afetado.
DJ: Quantos jogos estarão disponíveis?
Cabie: São mais de 90 estúdios solidários envolvidos garantindo mais de 100 jogos!
DJ: Quando irá começar?
Cabie: A gente tá aguardando as plataformas, a Steam por exemplo, liberar as keys pra juntar na bundle. Já temos um volume significativo de keys separadas e a bundle estará no ar o quanto antes tivermos as keys liberadas. Infelizmente esse processo leva algum tempo, mas não deve tardar.
DJ: O bundle vai receber novos jogos ao longo da divulgação? Além de disponibilizar os jogos, vocês pensam em outras ações de divulgação? Gameplay, parceria com canais? Consideram mais atividades do grupo?
Cabie: A ideia era essa sim, porém por questões de organização a gente decidiu colocar um deadline na participação para conseguir tocar o bundle o mais rápido possível e atender as vítimas o mais rápido possível.
A gente meio que não pode esperar mais e já temos um número bem grande de participação.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas