O Instituto de Física (IFGW) da Unicamp junto com a IGDA Campinas, associação de desenvolvedores independentes da região, realizarão em setembro a Quantum Game Jam. O evento pretende unir cientistas e desenvolvedores de jogos para criar games voltados a auxiliar cientistas da física quântica a resolver problemas ligados à pesquisa ou construir uma apresentação mais intuitiva do fenômeno quântico, conceito sempre difícil de ser entendido pelo público em geral.
"Nosso objetivo é a divulgação científica de uma forma que seja atrativa para as pessoas em geral", explicou Marcelo Rigon, físico e responsável pelo capítulo Campinas da IGDA, International Game Developers Association. "Por isso consideramos importante essa parceria entre físicos e game devs".
Rigon afirma que a comunidade científica de físicos tem ficado alerta ao que denomina como 'filosofias de cura quântica', e ideias similares, que vêm sendo divulgadas trabalho técnico, mas não estão alinhadas às pesquisas científicas da atualidade. "Usam o termo quântico no nome somente para parecer que é algo aprovado pela ciência", avalia.
"Se mais pessoas souberem o que é quântica de fato, haverá menos pessoas espalhando ideias erradas por aí", argumenta o físico, que também atua como desenvolvedor de jogos pelo estúdio independente Ilex Games e já realizou mais de 200 projetos de jogos educativos para portais educacionais.
A Quantum Game Jam acontecerá entre os dias 18 a 20 de setembro na Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), em Campinas. Informações e inscrições podem ser realizadas diretamente no site da IGDA Campinas.
Jogatina de Natal
O autor do livro que inspirou o filme
Ficará lá até 2025
Segundo o CEO Olímpio Neto, a estratégia é resultado de uma operação de trabalho que…