Indie

Suposto cancelamento de DLC de Disco Elysium provoca novos layoffs

Da Eurogamer: Depoimentos de dois funcionários ao GLHF apontam pelo menos 24 demissões no estúdio inglês ZA/UM, com um quarto da equipe supostamente demitida após o cancelamento de uma expansão autônoma do Disco Elysium, um game abertamente de esquerda.

Dora Klindžić traz um relato surpreendente: “Os últimos dois meses [da expansão cancelada] foram repletos de crises, esgotamento e conflitos”. ZA/UM ainda não respondeu ao relato. Argo Tuulik, o último escritor remanescente a ter contribuído para Disco Elysium, descreveu como ele e outros funcionários afetados pelas demissões descobriram que seriam demitidos.

Durante uma videochamada, os chefes da empresa anunciaram o cancelamento e demissões do projeto, juntamente com a promessa de que o desenvolvedor estava “nutrindo o crescimento intelectual, promovendo um forte senso de comunidade com nossa equipe”.

Pouco depois, Tuulik disse que os funcionários demitidos receberam uma carta informando que “teriam uma pontuação atribuída a eles com base em critérios de seleção aplicados objetivamente e as pessoas com pontuação mais baixa irão para a tábua de cortar”.

Klindžić alegou que os funcionários “mais afetados” pelas demissões foram aqueles “que levantaram queixas sobre as condições de trabalho”. O tratamento do estúdio dado às mulheres e a falta de funcionárias femininas em cargos seniores também são destaques desse caos

“O peixe começa a apodrecer na cabeça, não na cauda ou no meio”, disse Tuulike, comparando a atmosfera no estúdio agora a “10 segundos antes do impacto de um meteoro exterminar os dinossauros. Sombrio”.

Disco Elysium. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!