Do site da Embratur. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou uma parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) para promover o turismo e a cultura brasileira por meio de jogos digitais. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (26) durante o Gamescom Latam, considerado o maior evento de jogos da América Latina, realizado em São Paulo (SP).
O prêmio “Brasil Tá Pra Game” irá reconhecer e premiar iniciativas que colaborem com a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais.
Segundo Freixo, o principal objetivo da parceria com a Abragames é engajar visitantes gamers a conhecer o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotarem os jogos digitais como estratégia de promoção de turismo.
“A indústria dos jogos já ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão. Queremos fazer algo que, no Brasil, ainda é pouco utilizado: usar os games para motivar viajantes e melhorar a experiência desses turistas”, avaliou o presidente da Embratur.
Segundo o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, os games são muito mais do que apenas jogos.
“A gente acredita que os games são, também, um veículo de promoção muito importante, sobretudo para o turismo brasileiro, para o turismo cultural principalmente. Os jogos não servem só para um propósito, temos games voltados para a saúde, para a educação, para o entretenimento, e o turismo não podia ser diferente, não podia ficar de fora. É uma forma interessante de evidenciar a cultura brasileira no mundo. Estamos dando mais um passo para o século XXI”, concluiu.
O período de inscrições para os projetos começa no dia 14 de julho e segue até o dia 31 de julho. As soluções serão escolhidas em duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. Na primeira, serão eleitas soluções que desenvolvam jogos com o intuito de promover destinos turísticos e que tragam informações sobre a cultura local e elementos culturais. Na segunda, os games devem trazer soluções que envolvam os turistas com experiências imersivas por meio de jogos baseados em localização, jogos sociais e games que integrem elementos culturais do destino.
A Comissão de Seleção levará em conta os seguintes critérios: ser uma empresa desenvolvedora de jogos digitais constituída e sediada no Brasil; os jogos devem ter sido lançados comercialmente a partir de 01/01/2020; games com formato “jogáveis” (hands on, gameplay, etc); execução em PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web, para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis; games com arte própria e originais e executados na plataforma indicada durante a submissão.
O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil; os segundo e terceiro lugares recebem, cada um, R$ 40 mil. Para conhecer mais sobre o desafio, acesse: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-brasil-ta-pra-game/.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…