A Epic Game Jam segue o princípio de uma jam normal com maratonas por estado. Cada jam regional terá duas equipes vencedoras, que serão convidadas a apresentar o seu projeto na final.
Os grandes vencedores nacionais receberão diversos prêmios e uma ajuda pesada para fazer desse jogo uma realidade. As jams ocorrerão simultaneamente em seis capitais do Brasil, nos dias 14,15 e 16 de abril, com a final em junho.
O que é uma Game Jam?
Uma Game Jam é um evento onde desenvolvedores se reúnem para formarem equipes e criarem jogos do 0 até o fim do evento, com tempos variados, mas normalmente por volta de 48h ininterruptas.
Qual a diferença para uma Game Jam normal?
São três grandes diferenças:
– Game Jams normalmente são apenas focadas em criar um jogo. Na EPIC Game Jam, você tem que ir uns passos a mais. Você precisa pensar e elaborar um plano de negócios e plano de marketing. O objetivo aqui é simular o que o mercado espera de você como dev, se você quer investimento, precisa disso.
– Todos podemos sempre aprender. Na EPIC Game Jam, mentores experientes das mais diversas áreas (de programação à marketing) estarão rodando o evento durante todas as 48h, para ajudar as equipes no que for possível.
– Nós sabemos que visibilidade é um assunto complicado para os desenvolvedores independentes, conseguir a atenção do público é uma luta constante. Para ajudar nisso, cada regional terá um Host. Esse Host é um produtor de conteúdo (podcasters, YouTubers, etc.) conceituado pelo público gamer, e ele cobrirá uma boa parte do evento. Mostre ao público que você e o seu jogo existem e são ótimos!
O que eu preciso para participar? Preciso de CNPJ? Ter experiência?
Não é necessário ter experiência extensiva em criar jogos, não é um evento fechado a veteranos. Desde que você consiga contribuir para a criação do jogo, é bem-vindo.
Lembre-se que teremos mentores para justamente ajudar vocês! E não, não precisa ter CNPJ ou algo similar.
Como se definem os vencedores?
Existem dois processos de decisão das equipes vencedoras na etapa regional e um na etapa final.
Vencedores regionais:
– Uma equipe será decidida por uma banca de jurados conceituados, após apresentações no final do evento.
– Uma equipe será “salva” pelo público por votação popular, após a decisão da banca de jurados.
Vencedores nacionais:
– Uma equipe será decidida por uma nova banca de jurados, no final do evento.
Ok, é uma competição. O que eu ganho com isso?
Os vencedores regionais receberão prêmios que irão variar de acordo com a regional. O único prêmio entre regionais é o da Gamer Trials.
A Gamer Trials é uma plataforma de aproximação entre jogadores e desenvolvedores, que possui ferramentas como crowdtesting de jogos.
Cada equipe vencedora regional receberá apoio da Gamer Trials para movimentar os seus fãs e a própria base de usuários dela para testarem e divulgarem o seu jogo.
Os prêmios dos vencedores nacionais são diversos, mas os principais envolvem a EPIC Campaign.
O que é a EPIC Campaign?
Como mencionamos antes, sabemos que a luta pela visibilidade é árdua e complicada.
Os grandes vencedores da EPIC Game Jam poderão participar da EPIC Campaign.
Durante o período que ela ocorrerá, o desenvolvemento do jogo será acompanhado periodicamente, através de conteúdo no Youtube produzido por Youtubers experientes.
Vários esforços serão realizados para estourar cada vez mais a visibilidade do jogo, para, no final do desenvolvimento, um grande evento de lançamento ser realizado (com cobertura de mídia, etc)!
Como eu posso saber mais desse evento?
É só seguir a gente na nossa página do Facebook que estamos sempre atualizando com novidades.
INSCRIÇÕES:
O evento ocorrerá em 6 capitais simultaneamente (RJ, SP, CWB, BSB, BH e POA), incluindo uma etapa final e premiação com os vencedores regionais.
Clique na sua cidade para se inscrever:
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
Turi da Vortex
Grande figura da PlayStation fala dos indiegames
Saindo da PlayStation e da PlayStation Indies
Até 17 de janeiro
Para os donos da caixinha; vai até 2 de janeiro