Setembro de 2016 ficou marcado como o mês em que a realidade virtual transformou-se em assunto quase obrigatório para os desenvolvedores nacionais de games.
O Simpósio Brasileiro de Games e Entetenimento Digital, SBGames, a feira Brasil Game Show, o Unite, evento de evangelização da ferramenta Unity, e a maratona de criação de jogos SPJam mostraram a força da RV entre os produtores indies.
A presença de Finding Monsters, game do Black River Studios, do Amazonas, no SBGames, onde foi premiado como o jogo com melhor apresentação visual e a Menção Honrosa na trilha de Cultura ao 'paper' Sete Povos: Games e realidade virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil, denotaram a afinidade do evento deste ano com a VR.
Palestras como keynote de Alex Schwartz, fundador do Owlchemy Labs e criador do game Job Simulator, junto a relatos como as apresentações de Rogério Lima, do Tropical Cyborg, e Tiago Moraes, do Ovni Studios, no Unite desse ano, que lotaram o auditório em pleno domingo, servem como termômetro do interesse despertado pelo assunto na comunidade de desenvolvedores.
A BGS contou com apenas Opus Castle, jogo em realidade virtual para HTC Vive, do estúdio Messier, como projeto nacional de VR, embora outros estúdios já cogitem dar início a projetos do gênero. O público presente, no entanto, pode conferir as novidades dos grandes estúdios, como Batman Arkham VR e The Unspoken, ente outros.
Da mesma forma, a presença de experimentos com o recurso, como a criação do projeto Janos pelo estúdio LightHouse na SPJam, dão uma indicação das possibilidades às quais os desenvolvdores brasileiros parecem encarar sem temor. O trailer do jogo, ainda em desenvolvimento, pode ser visto através desse link.
Na mesma direção, a BRVR, conferência sobre realidade virtual, aconteceu em São Paulo pouco antes, no mês de julho, brindando o público presente com palestras de renomados produtores nacionais de games que já se utillizam da técnica e, não menos importante, com a edição inaugural da Mundo360, primeira revista nacional sobre realidade virtual, que oferece um cardboard para adaptar ao celular gratuitamente.
Considerando as conversas de bastidores realizadas com vários desenvolvedores nestes eventos e as possibilidades que o novo mercado oferece, inclusive através da disseminação dos carboards para celulares, uma nova fornada de games nacionais chegará em breve com a tecnologia.
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