Indie

EXCLUSIVO: Gilson Schwartz e Alex Leal lançam jogo na ONU com plataforma de moedas criativas

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

O professor da USP e pesquisador da Iconomia Gilson Schwartz, da Games For Change América Latina, entrou em contato com o Drops de Jogos de Nova York, nos Estados Unidos. Ele está lançando com Alex Leal, do game indie político Capital Fire, um game que será apresentado nas Nações Unidas, a ONU. O evento será no dia 29 de outubro.

O nome do game é Na Trilha do Risco.

Esse jogo é iniciativa e patrocínio do CEMADEN do MCTI, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula. Foi desenvolvido em parceria com a equipe Cemaden Educação, sob a coordenação de Raquel Trajber e financiamento do CNPq.

O projeto está conectado com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e a UAIFAI, sigla para Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção, gerando uma plataforma global associada ao FMi, o Fundo de Moedas da Iconomia, que começará emitindo Moedas da Paz (Peace Coins) para quem entrar num HAI, um hub audiovisual inteligente.

Um desses hubs é o Quilombo Inteligente, que terá apoio do Agência Universitária da Francofonia, onde haverá um reality pesquisa-show-incubadora de guerrilha digital no Quilombo da Fazenda, fronteira entre Ubatuba e Paraty.

Schwartz, que é professor ECA-USP (Cinema, Rádio e TV) e do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, tem apoios importantes de Alan Carvalho, da Fatec São Caetano do Sul, junto com Ricardo Nakamura e Romero Tori da Escola Politécnica, além do Núcleode Tecnologias para Arquitetura, Urbanismo e Design (NUTAU) da USP. Uma rede em estado de startup, segundo o professor informou este Drops de Jogos.

Haverá também o o lançamento oficial na semana de C&T em Brasília, entre 4 e 5 de novembro, e no XII Festival Games for Change América Latina, em 10 de novembro, na Cinemateca Brasileira.

Na sede da Agência Universitária da Francofonia, a AUF, dia primeiro de novembro, em Montreal, no Canadá, haverá uma assinatura do acordo entre essa instituição e IEA-USP para implementar esse programa sob a coordenação de Schwartz. Na sequência, entre 15 de novembro e 15 de dezembro, haverá um”roadshow” do projeto em universidades da França, Portugal e Inglaterra.

É uma maratona internacional.

ONU. Foto: Reprodução/ONU

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!