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EXCLUSIVO: Magic – Puzzle Quest ficará com a brasileira Oktagon Games, que dará entrevista à Rádio Geek

Você poderá ouvir a entrevista no player da rádio na homepage do Drops ou na página no YouTube. A Rádio Geek é parceira de conteúdo do Drops de Jogos.

A empresa Oktagon Games começou em 2003, quando três sócios decidiram incubar um projeto de produção de jogos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  Deram o nome de Calibre Games para essa iniciativa e, com três sócios e alguns estagiários, eles criaram seu primeiro protótipo de game.

Segundo Ronaldo Cruz, um dos fundadores, a companhia lançou entre um e dois jogos por ano com contratos de produção em euros ou dólares. Em 2007 eles já tinham portfólio de jogos lançados para PC, Nintendo Wii e Nintendo DS, sendo pioneiros com a Big N.

No ano de 2008, Oktagon Games adotou oficialmente seu nome com um logo baseado em um octógono. Dois anos depois a companhia lançou Hunger Calls, um game casual simples e próprio. Oktagon também fez dois jogos de casino social,  Em 2012, a empresa nacional recebeu um investimento feito por um fundo brasileiro. 

O jogo free-to-play 3D Armies & Ants foi o primeiro da empresa para celulares e tablets em 2013, baseado em sucessos como Kingdom of Camelot e Clash of Clans. O game recebeu destaque na Apple em vários países e ficou por cinco dias como mais baixados na Coreia do Sul. O estúdio tinha planos de se manter neste game por anos.

Como funciona o game baseado em Magic

Magic: The Gathering – Puzzle Quest (MTGPQ) é um match3 baseado no Puzzle Quest e suas sequências, com o elemento de CCG (Collectible Card Game) explorando o universo rico de um dos jogos de cartas mais reconhecido no mundo todo. Assim como no Magic de tabuleiro, as cartas são associadas com as cinco cores de mana. Cada Planewalker está associado a uma cor específica de mana e pode somente manipular as cartas que estão associadas a cada cor.

Há Planewalkers especiais com habilidades de mais cores e assim como existem cartas que estão associadas a mais cores. Como todo bom CCG, o jogador precisa ir avançando no jogo para liberar e colecionar as cartas, aumento opções de montagem do deck. É possível ter decks diferentes para cada oponente. As cartas representam três categorias de spells: Summon spells ou invocar, para trazer criaturas para o campo de jogo, encantamentos para melhorar a habilidades das criaturas e as effect card ou cartas de feito, que são cartas que podem mudar o board das gemas. 

A batalha funciona entre dois Planewalkers, um à esquerda como sendo o jogador e o seu oponente inimigo à direita. As ações do jogador são de combinar as gemas de manas como um jogo de match3, porém, se atentando as cores que tem mais efeitos para o seu Planewalker escolhido. O jogador também pode organizar as cartas compradas para ser conjuradas na ordem que deseja e as cartas vão para o terreno quando a mana necessária é atingida pelas combinações das gemas.

O turno da batalha varia conforme cada jogador faz seus matches, considerando que as cartas no campo fazem o ataque ao oponente que se defende. Ambos ataque e defesa seguem as regras de tipo de ataque e defesa do Magic tradicional com suas configurações, encantamentos e efeitos. 

Cada coleção de cards lançados pela Wizard of The Coast estão em Magic The Gathering Puzzle Quest. O jogo traz packs famosos no mundo do Magic, trazendo lançamentos deste ano como o Aether Revolt ,Amonkhet, Hour of Devastation. Inclusive, a Oktagon lançou a poucos dias o Nicol Bolas, um poderoso Planewalker de 3 cores e está fazendo muito sucesso na comunidade de milhões de jogadores.  O mais interessante do MTGPQ, é que mesmo quem não conhece Magic acaba aprendendo facilmente pela dinâmica intuitiva do Puzzle Quest.

Você pode conferir o título para iOS e Android.

Quer saber mais sobre o game? Acompanhe a entrevista exclusiva na Rádio Geek nesta terça-feira, 28 de novembro, às 18hrs.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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