Neste ano de 2025 celebra-se o décimo aniversário da Game Jam Plus, um projecto que nasceu do trabalho incansável do Ian Rochlin no Rio de Janeiro, Brasil, mas todos devem lembrar dele e sua incrível presença no Shark Tank Brasil. Em pouco tempo com apoio de entidades mundiais e parceiros como a IGDA ganhou milhares de participantes em mais de 50 países nessa hackathon de 48h ininterruptas.
Esse movimento colaborativo global, sem fins lucrativos, consiste de facto numa maratona acelerada de desenvolvimento de jogos, um tema é proposto e os participantes têm como objetivo transformar o conceito em jogos e depois, com o apoio do cluster de suporte mundial, os jogos em negócios, o que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação em curtos períodos de tempo. Participar dessa maratona é fundamental para estudantes e equipas com visão de empreendedorismo pois proporciona experiência prática, networking com profissionais da área e visibilidade no mercado de games, que é um dos que mais crescem e facturam no mundo.
Agora com apoio e sob a batuta da Juliana Brito – Indie Hero, não apenas ampliaram o alcance como até anunciaram a primeira publicadora de jogos, para um impulso ainda maior nos projectos detetados por esta iniciativa!
Drops de Jogos sempre ligados nos acontecimentos entre Brasil e Portugal já esteve em diversas dessas etapas pelo Brasil e Portugal, mais precisamente nos núcleos da Figueira da Foz e da Ilha da Madeira, de onde saiu um dos jogos finalistas na etapa final mundial que se realiza sempre no Brasil e por pouco a equipa madeirense não se sagra campeã com um jogo muito divertido.
Este ano de 2026 ocorrem duas etapas importantes em Portugal, outra vez na Ilha da Madeira com apoio da eGamesLab e da Startup Madeira e outra na Figueira da Foz, com apoio da Code.UP, empresários e do Município. Este ano especialmente se juntaram à esse acontecimento o empresário Tim Vieira CEO da Brave Generation Academy, que é um gigante defensor da educação disruptiva e da modernização da escola em Portugal e o lendário desenvolvedor de jogos e terapeuta psicológico Dr. Howard Scott Warshaw, autor dos lendários jogos da Atari 2600 como Yars´s Revenge e ET The Extraterrestrial e também especialista em saúde mental.
Para além disso, pela primeira vez o município de Figueira da Foz se conecta com o Brasil, mais precisamente com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) que também participa pelo segundo ano consecutivo da GameJamPlus, fruto da iniciativa e interesse do grupo de alunos em colaboração com professores do curso de computação.
Essa parceria internacional tem como base o incentivo à criação e desenvolvimento de jogos, promovendo um ambiente fértil para o aprendizado prático e inovação e o intercâmbio de conhecimento e de práticas entre os jovens e os profissionais tanto de Portugal como do Brasil e as diferenças de mercados, em tamanho, maneira de negociar, públicos alvos América Latina ou Europa e etc.
A próxima edição da GameJamPlus ocorrerá simultaneamente em diversos países entre os dias 17 a 19 de outubro, com a primeira fase focada na criação dos jogos, oferecendo mais uma oportunidade para alunos e entusiastas aprofundarem suas habilidades e colaborarem em projetos inovadores.
EM PORTUGAL:

“A etapa Portugal é aberta a todos e já contou no passado com a participação até de jovens estudantes de Lisboa. Este ano serão 30 jovens já inscritos e distribuídos por cinco equipas para tentar produzir um vertical slice, um protótipo funcional de um jogo, em 48h”, aponta Antonio Durão o maior impulsionador do projecto em Portugal e CEO da CodeUP.
“Quem quiser conhecer os bastidores e a maratona que é a produção de um videojogo venha até o CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz para esta oportunidade fantástica, acompanhem os nossos quatro mentores e as fases de um projeto desta natureza em tão curto tempo… Aliás hoje em dia não é muito diferente da produção de um filme.”
Dia 17 de outubro à partir das 19h00, dia 18 das 10h00 às 23h30 e dia 19 das 10h às 18h00.
Para informações completas sobre as tertúlias, palestras, mentores e etc.
basta aceder ao sítio oficial clicando AQUI.

Etapa anterior da Gamejam Figueira da Foz
NO BRASIL:

“Neste segundo ano de participação criamos o Grupo de Aprendizagem e Desenvolvimento de Games e Entretenimento (GADGET) para consolidar ainda mais o interesse dos alunos pela produção de jogos. Essa iniciativa também resultou na parceria oficial do grupo entre a GameJamPlus e a UniFor, sediando uma sede oficial do evento e marcando um avanço importante para a comunidade acadêmica local. A criação do GADGET olha para um mercado de mais de 200 bilhões de dólares, com um crescimento crescente tanto no Brasil, em Portugal e por todo o mundo. Essa iniciativa irá proporcionar uma série de oportunidades de projetos, ideias e novas parcerias para entre alunos e jovens profissionais e assim iremos criar um ambiente propício que irá fomentar ainda mais a indústria de games” aponta o Prof. Izequiel Norões da UNIFOR e host do evento no Brasil.
Para maiores informações sobre a etapa do Brasil
basta aceder ao sítio oficial clicando AQUI.

Apresentação da Game Jam Plus Sede Fortaleza em 2025 com o Prof. Izequiel Norões de azul em destaque
DROPS DE JOGOS deseja a todos os participantes muito sucesso nesse intercâmbio entre Brasil e Portugal, vamos acompanhar de perto este trabalho e na felicidade de algum dos portugueses ou cearenses concorrer para a final mundial no Brasil queremos os entrevistar, afinal estaremos presentes para a cobertura oficial do evento!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

