Indie

“Games é área promissora para a criação de empregos e inovação”, diz presidente do Sebrae

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, concedeu uma entrevista exclusiva ao Drops de Jogos no começo de dezembro. Publicamos agora trechos desta entrevista com o representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que preside a organização desde 10 de abril de 2023.

Drops de Jogos: Qual a expectativa do Sebrae do convênio em parceria com a Apex para promoção de startups ser lançado pelo presidente Lula? O senhor nota uma atenção maior do presidente da República com as pequenas e médias empresas?

Décio Lima: O presidente Lula é uma pessoa que tem profunda compreensão do papel dos pequenos negócios na economia. Basta lembrar que a criação do Microempreendedor Individual (MEI), que foi a maior política pública de formalização já feita no país, aconteceu em seu segundo mandato, em 2008.

Agora, ele e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, firmaram um pacto para apoiar e promover as micro e pequenas empresas brasileiras como forma de fortalecer a nossa economia com geração de empregos e distribuição de renda.

Nesse sentido, a criação do Ministério do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa é a confirmação desse compromisso [pasta que é coordenada por Márcio França].

O Sebrae e a Apex Brasil são parceiros no apoio à internacionalização dos pequenos negócios e startups. São várias as iniciativas em curso. Neste momento, o nosso desafio é construir as bases de um plano de promoção de exportações para startups e pequenos negócios.

A Apex possui um extraordinário protagonismo internacional. Precisamos acompanhar as mudanças mundiais. Vale lembrar que a Apex foi institucionalmente criada no governo Lula, há 20 anos.

O Sebrae vem atuando junto com a Apex e outros setores da sociedade em uma agenda de trabalho ambiciosa, que inclua o empreendedorismo como tema central das transformações. Essa agenda internacional é verificável por meio de acordos no âmbito do Mercosul, do G20, além de parcerias sistemáticas com os Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sempre em busca da inclusão produtiva e social.

Nossa expectativa é contribuir, por meio dessa parceria, na ampliação da presença dos pequenos negócios na pauta internacional.

DJ: O Sebrae tem feito ações com associações locais de games, e não só a nível nacional, como ocorreu no Ceará. O apoio para startups de jogos eletrônicos e de tecnologia em geral são necessários fora do eixo sul-sudeste?

DL: Nos últimos anos, a indústria de jogos no Brasil demonstrou um crescimento notável. Diversos fatores contribuíram para esse avanço, incluindo o aumento do acesso à tecnologia, a expansão da internet de alta velocidade e a crescente demanda por entretenimento digital.

O mercado de games no Brasil não é apenas uma forma de entretenimento, mas também uma indústria que gera empregos, promove inovação e contribui para o desenvolvimento tecnológico do país.

O apoio do Sebrae à indústria de games está alinhado à sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas no Brasil. O setor de games, caracterizado muitas vezes por empresas de menor porte, é uma área promissora para a criação de empregos e o estímulo à inovação.

O Sebrae desempenha um papel crucial ao fornecer suporte técnico, consultoria empresarial e capacitação para empreendedores que buscam entrar ou expandir sua presença na indústria de games.

O Sebrae já fez um convênio com a ABRAGAMES para promover ações de sensibilização para esse setor. Desenvolvemos um curso EAD de introdução aos jogos eletrônicos, que é feito via WhatsApp e está disponível na nossa plataforma. Além disso, realizamos parcerias em alguns estados como Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, juntamente com as associações, e desenvolvemos trilhas de conhecimento, hackthons e missões para eventos estratégicos.

Ano passado o Sebrae Rio Grande do Sul levou estúdios para a Gamescom, na Alemanha, e os Sebrae de outros estados – como Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo – levaram empresários, empreendedores de jogos eletrônicos para o evento do BIG Festival.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Presidente do Sebrae. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Jogos da Ubisoft têm até 90% de desconto em promoções de Black Friday

Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…

38 minutos atrás

Produtor desabafa sobre demissão do SBT

Ele ficou 15 anos lá

49 minutos atrás

Opera GX ganha nova versão

O Opera GX lança a atualização mais imersiva desde o seu lançamento em 2019

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!