Indie

Games indie crescem no Steam e arrecadam quase o mesmo que AAs e AAAs, diz plataforma britânica

Video Game Insights, uma plataforma britânica que aborda dados públicos a respeito do mercado global de jogos eletrônicos, lançou no começo dessa semana um relatório sobre os games indie, o Global Indie Games Market Report 2024. O estudo, que pode ser baixado de graça aqui, aponta que 98,9% dos jogos lançados em 2024 na loja da Valve, o Steam, eram independentes.

Desse bolo, foram 58% das unidades vendidas. Em termos de receita, essa “explosão” de indies significou que os jogos independentes arrecadaram quase a mesma receita dos jogos AA e AAA. Dos US$ 8,3 bilhões em vendas no Steam até o dia 30 de setembro, 48%, ou US$ 3,98 bilhões, foram obtidas por jogos independentes, enquanto os demais 52% vieram de jogos da grande indústria.

Isso pode significar um crescimento de 82% na receita obtida pelos indies até o fim de 2024, segundo a projeção do relatório. O número de jogos lançados também é o mais alto da história. Foram 12,9 mil jogos independentes colocados no Steam até setembro.

Se o ritmo for mantido até o fim do ano, serão 16,2 mil jogos, ou 18% mais do que o número de 2023. O número de unidades vendidas também deve crescer 33% em 2024, chegando a 381 milhões. Na série histórica, essa é a maior proporção que os jogos indies já representaram em termos de lançamento no Steam, assim como é o um recorde de receita – em 2023 os indies abocanharam “apenas” 31% da receita gerada no Steam. Agora são 48%, mais que o dobro obtido em 2018, quando era 24% da “pizza” total.

De acordo com a plataforma, 2024 observou o lançamento dos games indies mais bem sucedidos de todos os tempos, incluindo Black Myth: Wukong com 20,6 milhões de unidades vendidas, e Palworld, com 20,1 milhões. Manor Lords (3,3 milhões de unidades), Enshrouded (3 milhões) e Content Warning (3 milhões) também se destacaram.

Vale lembrar: Quando esses jogos alcançam sucesso, eles geralmente deixam de serem indies, de serem independentes, para competir na indústria.

Black Myth: Wukong, que foi publicada pela chinesa Game Science, teve US$ 70 milhões de orçamento e agora rivaliza na grande indústria. O “jogo do macaco” deve ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento somente no Steam. Ele foi lançado para PlayStation, onde também foi um sucesso, e deve chegar ao Xbox no futuro.

Com informações da reportagem de Marcelo Vieira no The Gaming Era.

Games indie crescem no Steam e arrecadam quase o mesmo que AAs e AAAs, diz plataforma britânica. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Núcleo do MTST solta game sobre segurança pública que dá a entender como Boulos lidaria com isso

Spoiler: A esquerda lida melhor com a questão da segurança pública

18 horas atrás

Faz um Pix aí | Ajude os resgatinhos do Lar do Bichano

Que o Drops de Jogos é um veículo que se posiciona política e socialmente, não…

1 dia atrás

PlayStation libera Ghost of Yotei na wishlist da PlayStation Store

Sucessor de Ghost of Tsushima com uma protagonista feminina

1 dia atrás

Qual foi a primeira versão de Metal Gear Solid? Hideo Kojima responde

Daqui a pouco chega em três décadas

2 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!