Games indie crescem no Steam e arrecadam quase o mesmo que AAs e AAAs, diz plataforma britânica. Foto: Reprodução
Video Game Insights, uma plataforma britânica que aborda dados públicos a respeito do mercado global de jogos eletrônicos, lançou no começo dessa semana um relatório sobre os games indie, o Global Indie Games Market Report 2024. O estudo, que pode ser baixado de graça aqui, aponta que 98,9% dos jogos lançados em 2024 na loja da Valve, o Steam, eram independentes.
Desse bolo, foram 58% das unidades vendidas. Em termos de receita, essa “explosão” de indies significou que os jogos independentes arrecadaram quase a mesma receita dos jogos AA e AAA. Dos US$ 8,3 bilhões em vendas no Steam até o dia 30 de setembro, 48%, ou US$ 3,98 bilhões, foram obtidas por jogos independentes, enquanto os demais 52% vieram de jogos da grande indústria.
Isso pode significar um crescimento de 82% na receita obtida pelos indies até o fim de 2024, segundo a projeção do relatório. O número de jogos lançados também é o mais alto da história. Foram 12,9 mil jogos independentes colocados no Steam até setembro.
Se o ritmo for mantido até o fim do ano, serão 16,2 mil jogos, ou 18% mais do que o número de 2023. O número de unidades vendidas também deve crescer 33% em 2024, chegando a 381 milhões. Na série histórica, essa é a maior proporção que os jogos indies já representaram em termos de lançamento no Steam, assim como é o um recorde de receita – em 2023 os indies abocanharam “apenas” 31% da receita gerada no Steam. Agora são 48%, mais que o dobro obtido em 2018, quando era 24% da “pizza” total.
De acordo com a plataforma, 2024 observou o lançamento dos games indies mais bem sucedidos de todos os tempos, incluindo Black Myth: Wukong com 20,6 milhões de unidades vendidas, e Palworld, com 20,1 milhões. Manor Lords (3,3 milhões de unidades), Enshrouded (3 milhões) e Content Warning (3 milhões) também se destacaram.
Vale lembrar: Quando esses jogos alcançam sucesso, eles geralmente deixam de serem indies, de serem independentes, para competir na indústria.
Black Myth: Wukong, que foi publicada pela chinesa Game Science, teve US$ 70 milhões de orçamento e agora rivaliza na grande indústria. O “jogo do macaco” deve ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento somente no Steam. Ele foi lançado para PlayStation, onde também foi um sucesso, e deve chegar ao Xbox no futuro.
Com informações da reportagem de Marcelo Vieira no The Gaming Era.
Games indie crescem no Steam e arrecadam quase o mesmo que AAs e AAAs, diz plataforma britânica. Foto: Reprodução
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Acredite se quiser
Com apoio do Instituto CCR e da ViaMobilidade, co.liga busca ampliar o acesso à educação…
O que vem ai
“Fascinante, complexo e cerebral... equilibrando influências eletrônicas e pós-punk com um amor audível por Pink…