USP em São Carlos promove maratona de criação de jogos aberta ao público na GGJ

Global Game Jam na USP

A imagem da Global Game Jam na USP

A primeira edição da Global Game Jam aconteceu em 2009 e o recorde de participantes foi alcançado em 2020, quando mais de 48 mil pessoas se engajaram na iniciativa para desenvolver 9,6 mil jogos – Foto: Reinaldo Mizutani / ICMC

A reportagem é do Jornal da USP. A Global Game Jam acontecerá de 28 a 30 de janeiro de forma remota quando os participantes precisam desenvolver o protótipo de um jogo em apenas 48 horas.

Mais de 6,3 mil jogos foram criados por 28,8 mil pessoas de 104 países em uma das 585 sedes da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. Esses números alcançados na última edição do evento devem se ampliar este ano, e qualquer pessoa, com ou sem experiência na área, pode participar da iniciativa, que será realizada de forma presencial ou remota em vários lugares ao redor do globo.

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a maratona acontecerá de 28 a 30 de janeiro remotamente. O objetivo é estimular os participantes a trabalharem em grupo e desenvolverem o protótipo de um jogo em apenas 48 horas a partir de um único tema.

Aberto a todos os interessados que tenham mais de 18 anos, o evento é gratuito e organizado localmente pelo grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG). Para participar, basta se inscrever neste link.

A maratona acontecerá por meio da plataforma Discord (https://discord.com/invite/RJUrHWTXXJ) e começará às 17 horas de sexta-feira, 28 de janeiro, terminando às 18 horas do dia 30, quando as equipes deverão apresentar os jogos que criaram. “Qualquer pessoa interessada, com ou sem experiência, é muito bem-vinda, e teremos alguns membros do FoG para dar dicas e tirar dúvidas”, explica Leandro Satoshi de Siqueira, aluno de Ciências de Computação do ICMC e um dos organizadores da iniciativa.

LEIA MAIS

1 – Opinião: Como a saga Metal Gear Solid objetifica as mulheres e contribui para o machismo [TEXTO COM SPOILERS]

2 – Cyberpunk 2077 é o fracasso necessário, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Confira o vídeo do tema lançado pela Global Game Jam 2022 para inspirar os desenvolvedores durante a maratona de desenvolvimento de jogos:

Sobre o FoG

O FoG participa da Global Game Jam desde a primeira edição, em 2009. Formado por alunos do ICMC e focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma, o FoG busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na Universidade e sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Global Game Jam no ICMC
Quando: 28 a 30 de janeiro
Inscrições: https://globalgamejam.org/2022/jam-sites/usp-são-carlos-fellowship-game
Servidor Discord em que a maratona ocorrerá: https://discord.com/invite/RJUrHWTXXJ
Site do evento: https://globalgamejam.org

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments