Grandes novidades do ÁRIDA e da Aoca - Drops de Jogos

Grandes novidades do ÁRIDA e da Aoca

Jogo indie brasileiro

Drops recebeu informações oficiais.

As últimas semanas trouxeram novidades empolgantes para os criadores do ÁRIDA, a premiada série reconhecida por levar a cultura popular sertaneja para o mundo dos games!

ÁRIDA 2 no BTX – Bahia Tech Experience

O destaque inicial foi a primeira aparição pública do ÁRIDA 2 no BTX – Bahia Tech Experience, um evento focado em disseminar a cultura de inovação e tecnologia no estado baiano. A Aoca escolheu “jogar em casa”, dando de presente a sua terra natal a exclusividade de jogar a versão demonstrativa do tão aguardado ÁRIDA 2: Rise of the Brave. A exibição contou com um stand temático, talks sobre o desenvolvimento, brindes exclusivos e, claro, a possibilidade de jogar e dar feedbacks.

Vale compartilhar o relato de Ebert Melgaço (@ebertmelgaco), professor de robótica da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Encantando com versão demo no evento, ressaltou a fluidez da experiência, a jogabilidade intuitiva e a valorização da Bahia como polo de desenvolvimento de games.

Ainda sobre o evento, Anderson Sampaio, CTO da empresa, frisa que “toda exposição pela primeira vez gera uma certa expectativa. Temos algum tempo fazendo playtestes controlados, mas essa foi a primeira vez que literalmente colocamos o controle nas mãos das pessoas de forma livre. E foi incrível. Boas impressões sobre a parte visual e a narrativa, além da evolução do jogo enquanto produto. É muito legal presenciar o desejo das pessoas em saber como a jornada de Cícera vai se desenrolar.

Campanha “5 Regiões, 10 Histórias” do Google

O segundo destaque foi a participação da empresa baiana na campanha nacional 5 Regiões, 10 Histórias a convite do Google.

Uma campanha lançada no dia 05/10, o Dia do Empreendedor, que contou a história de 2 pequenas e médias empresas de cada uma das 5 regiões do país. A Aoca foi honrosamente convidada pela Big Tech para ser uma das representantes da Região Nordeste, criando peças promocionais em plena região da Canudos, cenário do game e de constantes pesquisas do time da Aoca. Com a participação de 6 pessoas da empresa, o foco editorial foi no game designer e historiador Filipe Pereira.

Cada história apresentou seu empreendimento, explicando como as soluções baseadas no Gemini (o recurso de Inteligência Artificial do Workspace) são úteis em seus processos diários.

Sobre isso, Filipe Pereira, CEO da Aoca, afirma: “Como foi dito no texto do vídeo, olhamos muito para o Brasil. Não apenas como inspiração, mas também como mercado. Ter feito o filme em Canudos para nós é algo que não tem preço! Mas o mercado de games é global, e, especialmente dentro do mundo mobile, é fundamental levar o game para a maior quantidade possível de idiomas. O uso do Gemini não substitui a contratação de serviços de localização, mas é o um primeiro passo de muita valia, pois nos ajuda a prever problemas de interface e caracteres, especialmente nos idiomas mais incomuns, como chinês, coreano, turco e russo.

Documentário “Game Dev Brasil”

E, por fim, para completar o ciclo de novidades da Aoca, foi lançado recentemente o “Game Dev Brasil”, um documentário da TV Brasil em parceria com a Rodô Audiovisual que em 10 episódios exibe um panorama sobre o desenvolvimento de games no país.

No último episódio intitulado “Made In Brasil”, o foco é apresentar como games nacionais que falam sobre o Brasil podem conquistar o mundo, e é aqui que a história da Aoca mais uma vez ganha destaque, através de uma entrevista com membros do time sobre o processo de criação do ÁRIDA: Backlands Awakening

A exibição começou no último dia 25/09, acontecendo às 23 horas das quinta-feiras no canal TV Brasil.

Ainda sobre o documentário, Victor Cardozo, CMO da Aoca celebra o fato de que “sempre é muito gratificante poder eternizar a história do que estamos fazendo. É muito legal extrapolar o mundo dos games. Ir para TV e documentários. Isso mostra também o próprio amadurecimento da indústria. Essa gravação foi bem especial pois mais uma vez fomos filmar no sertão, o que é para nós é sempre uma grande honra. Estamos agora ansiosos para ver os demais episódios

Após um ciclo de grande exposição e destaque, a Aoca segue firme o processo de desenvolvimento do ÁRIDA 2 mirando o lançamento e preparando grandes novidades para os fãs da jornada de Cícera!

A Aoca Game Lab é uma empresa baiana de games fundada em 2017 que lançou a primeira versão do ÁRIDA para PCs em 2019, com boa resposta de público e crítica. Em 2022, foram lançadas versões para Android e iOS. E entre 2023 e 2024 as versões para console.

A narrativa de ÁRIDA é inspirada em acontecimentos históricos, como a formação do icônico povoado de Canudos.

Premiado em eventos nacionais e internacionais, o ÁRIDA também é licenciado para livros didáticos que levam o jogo às salas de aula de todo o Brasil. Os próximos desafios da Aoca consistem na ampliação da IP para além dos games, além da preparação para o lançamento do aguardado ÁRIDA 2: Rise of the Brave.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments