Indie

Dev indígena vencedora da Game Jam Plus: “aldeia é o lugar mais tecnológico que você pode encontrar”

Marina Gatto, vencedora da Game Jam Plus pela região norte, de Manaus, fez um post no Instagram com suas considerações sobre o evento. Quero expressar minha gratidão por cada momento incrível vivido neste final de semana durante a @gamejamplus ainda estou sem acreditar realmente em tudo que aconteceu.

Ter ido pra São Paulo já foi uma conquista enorme, ter conhecido tanta gente incrível e com ideais impressionantes já tinha feito tudo ter valido a pena!

Me orgulhava só de estar ali representando minha cultura e meu povo, na minha mente já estava consolidado: o que um jogo de tabuleiro vai ter de especial em meio a tantos jogos digitais?

Sei que o mundo não gira só no digital, mas a ideia fixa de que um jogo precisa rodar em mil tipos de máquinas pra ser considerado bom estava na minha cabeça. Representar minha cultura e meu povo foi uma conquista, mas ver tantos representantes de Manaus e, ainda mais, ganhar como o melhor jogo do Norte na final continental foi surreal, especialmente por se tratar de um jogo físico.

É fundamental desmistificar a ideia de que tecnologia se resume ao digital.

Em nossas aldeias, nossos conhecimentos tradicionais são uma forma avançada de tecnologia, muitos acham que por sermos indígenas e em nossas aldeias muitas vezes não ter energia e/ou equipamentos não exista tecnologia, uma aldeia é o lugar mais tecnológico que você pode encontrar, conhecer as ervas é tecnologia, os saberes ancestrais é tecnologia, o tecer e o criar é tecnologia, o grafismo e tudo que carrega é tecnologia, o pescar, o caçar, saber os sons de cada pássaro e animal só pelo seu andar é tecnologia! Em nossas mentes, mentes originárias possuem dados que nenhum HD conseguiria armazenar e nem mesmo a internet poderia decifrar.

Agora agradeço primeiramente àqueles que me protegem, à minha família por seu apoio incondicional, à equipe da @gamejamplus_manaus especialmente à @isabellyrohana que foi um verdadeiro pilar durante essa jornada.

Aos estúdios e amigos desenvolvedores que me apoiaram, a @aldeiainhaabe por sua confiança, a @thaiskokama por seu incentivo inabalável, ao @rodrigonf17 que me introduziu no mundo dos jogos, ele me mostrou as belezas em jogar e confeccionar um jogo!

E a todos os meus amigos que sempre estiveram ao meu lado. Este prêmio é dedicado a cada um de vocês. Obrigada!

Marina Gatto na Game Jam Plus. Foto: Reprodução/Instagram

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

Posts Recentes

Ana Xisdê diz como criar conteúdo de The Sims na internet

Para entender produção de conteúdo

4 horas atrás

O Marco Legal dos Games trata games como cultura

Games também é educação e pode ser usado corretamente por crianças

5 horas atrás

Depois da pandemia, Hideo Kojima anuncia retorno aos eventos no Japão

Ele não ia em eventos japoneses desde a Tokyo Game Show de 2019

8 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!