Categories: Indie

Iniciativa internacional Girls Make Games busca valorizar o papel das mulheres na produção de jogos

Pesquisas de mercado têm indicado nos últimos anos o crescimento consistente do público feminino com o uso de jogos digitais, perfazendo hoje algo como 48% dos jogadores, segundo dados da ESA, Entertainment Software Association, em 2014. No entanto, apenas 12% dos desenvolvedores de games é do gênero feminino, aponta informativo do projeto Girls Make Games, que busca valorizar o papel das mulheres na produção de jogos e o aumento desse contingente profissional.

Basicamente, a equipe do projeto realiza workshops e jams de games durante os acampamentos de férias para garotas em várias partes do mundo, com o objetivo de inspirar a próxima geração de designers de jogos. A meta do projeto, iniciado no ano passado, é ensinar 1 milhão de garotas a desenvolver, programar e criar games até 2020. De uma pequena oficina de quintal o projeto já alcançou 14 localidades internacionais em poucos meses. 

Laila Shabir, empreendedora e uma das responsáveis pela iniciativa, explica como é importante que a produção de games possa contar também com a força de trabalho e o olhar feminino em suas criações. "[Os meninos] são os únicos que acabam fazendo jogos para meninas. É um ciclo que precisamos quebrar", afirmou em conversa online com a jornalista especialista em games Bruna Novo. "As estudantes universitárias têm me dito o quanto é sufocante estar em uma sala de aula cheia de meninos e que elas precisam de mais vozes para criar projetos mais interessantes. Para tornar um ambiente melhor para todos, é importante dispor de opiniões diferentes sobre assuntos diferentes", declarou. 

A chegada de uma iniciativa do gênero no Brasil seria uma oportunidade bem vinda para reverter a misoginia ainda vigente na forma como parte do público e mercado ainda enxergam a participação feminina na produção local. Os interessados em apoiar a iniciativa podem colaborar por meio de doações ao projeto através da página com os dados para contribuições
 

Kao Tokio

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!