O cientista de dados Lucas Arraz deu um furo com exclusividade no podcast X do Controle no LinkedIn. Reproduzimos aqui. Essa semana publiquei uma exclusiva no X do Controle! O jogo ‘Missão Verde-Oliva’, desenvolvido pelo Exército Brasileiro, foi cancelado por falta de recursos.
A iniciativa, anunciada em 2020, pretendia ser um shooter online gratuito, mas documentos obtidos via Lei de Acesso à Informação revelaram que o projeto nunca saiu do papel e foi oficialmente encerrado em 2021.
Assista o episódio completo para saber mais:
O Exército queria gastar quase R$ 4 milhões no game mesmo com risco de sucateamento, lembra reportagem da Folha de S.Paulo na época em que ele foi especulado.
Chamado de “Missão verde-oliva”, o projeto queria criar um jogo online em que os jogadores combatem um invasor fictício, no ano de 2025. A previsão inicial era que o game fosse lançado em 2021, inspirado em jogos de sucesso internacionais como Counter Strike. O chefe do Estado Maior do Exército, general Marcos Antonio Amaro dos Santos, teve receio que o game fosse visto como incentivador ruim aos jovens recomendou em um despacho que o jogo “não deverá mostrar sangue em demasia para evitar a ideia de violência exagerada”.
O militar também pediu que a produção não mostrasse cenas com “potencial para gerar desgaste da imagem ou crise institucional”. Projeto foi instituído por uma portaria de 30 de abril de 2020.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas
Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões
Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…