Texto de Renata Nascimento no jornal da PUCSP. O curso Bacharelado em Jogos Digitais da PUC-SP foi avaliado, do dia 25 a 27/10, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e recebeu, no dia 30/10, conceito máximo (5) em todas as dimensões avaliadas.
São elas: organização didática pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Criado em 2019, o curso forma profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho em empresas que desenvolvam produtos tecnológicos, tais como ambientes digitais interativos; jogos de plataforma; computação gráfica; construção de mundos virtuais; criação e modelagem de personagens; desenho digital; edição de vídeo e áudio machinima e cinemátic; game engines; gestão de projetos; história e roteiro de jogos; game design; level design; iluminação; inteligência artificial; jogos em 2D e outros.
O bacharel conta com laboratórios de informática bem equipados, com hardwares e softwares adequados para a formação de profissionais da área. Conta, ainda, com salas tecnológicas que promovem a aprendizagem ativa e colaborativa dos estudantes.
“Acabamos de receber a visita de reconhecimento do INEP/MEC e ficamos muito felizes em conquistar a nota máxima, conceito 5, em nossa avaliação. Esse resultado incrível só foi possível com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGrad) na criação do Bacharelado em Jogos Digitais, e ao comprometimento de nossos professores e alunos, que sempre demonstraram paixão e dedicação. Queremos agradecer de coração à direção da faculdade, aos funcionários, aos nossos dedicados professores e, especialmente, aos nossos estudantes que estiveram ao nosso lado em cada etapa desta conquista”, comenta o prof. Rogério Cardoso dos Santos, coordenador do curso em conjunto com o prof. Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos (vice-coordenador).
“Eu nunca me senti tão profissionalmente competente e preparado para o mercado de trabalho quanto agora. Acredito que o aluno que entrar no curso e desejar aprender, caçar conhecimento, tirar dúvidas com professores, e estudar muito, conseguirá se tornar um grande profissional. A PUC-SP disponibilizou todos os meios e todo o apoio e carinho possível para mim durante minha formação, e eu não seria metade do profissional que sou sem o apoio de todos que me cercaram nos últimos quatro anos”, afirma Manoel Bacal, estudante do último semestre do curso de Jogos Digitais.
“Vou me formar no curso de Jogos Digitais na PUC-SP em um mês, é uma conquista de 4 anos de estudos, auxílio de meus amigos, e conselhos muito valiosos de professores incríveis. Eu iniciei esse curso em 2020 e, mesmo durante a pandemia, a Faculdade se adaptou rápido, e eu consegui conhecer muitos dos meus professores e colegas. Os docentes estavam sempre dispostos a conversar para dar conselhos profissionais aos alunos, e auxiliar a eles em seus projetos pessoais, acadêmicos ou profissionais”, afirma Bacal.
O estudante conta que fundou sua própria empresa de jogos digitais em conjunto com 12 colegas do curso. “Sendo essa a minha segunda graduação, eu percebo que isso não é um espírito colaborativo e empreendedor que se vê em todas as profissões, e é perceptível e animador ter o apoio de todo o corpo docente neste momento. Dou meus agradecimentos imensos aos coordenadores que fizeram do curso o que ele é hoje, bem como os demais docentes que atuam no curso de Jogos Digitais da PUC-SP”.
“Fico muito feliz com a avaliação do MEC, é bom saber que a qualidade do curso é perceptível. Os professores e a dedicação de todos eles para com o curso merecem esse reconhecimento, e é um prazer imenso conhecer alguns dos próximos grandes profissionais do mercado. 5 estrelas em absolutamente todas as categorias do MEC é uma conquista para a faculdade de ciências exatas e tecnologia da PUC-SP, e para os cursos de jogos nesse país, no geral, e é um reconhecimento que sinto o curso merece”, conclui o aluno.
Além de oferecer uma experiência acadêmica de qualidade, o curso possui a avaliação mais alta que o Ministério da Educação poderia fornecer a um curso de bacharelado oferecido por um Instituição de Educação Superior (IES).
O curso de Jogos Digitais da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Entenda melhor