Mais softs para ajudar os iniciantes na criação de games sem programação

Quanto mais cedo o interessado mergulhar nos sistemas, maior será seu entendimento sobre os princípios de criação de jogos digitais e entusiasmo.

  • por em 10 de agosto de 2016
Imagem: montagem a partir de foto disponibilizada no site Jason's Blog

O Drops de Jogos apresentou em março passado, uma lista de recursos que oferecem aos iniciantes a possibilidade de começar a projetar suas primeiras experiências com desenvolvimento de games, sem necessidade de programação.

Os resultados, é claro, não fazem frente às mega produções internacionais, que levam anos para chegar ao mercado e contam com centenas de profissionais envolvidos, mas podem servir como porta de entrada aos interessados no desenvolvimento de jogos e que ainda não dominam a complexa arte da programação.

Este segundo artigo complementa as informações apresentadas anteriormente e amplia o tema com nova leva de softwares para iniciantes. Vale lembrar, grandes projetos brasileiros têm chegado ao público e aos consoles, ainda que tenham começado despretenciosamente. O melhor exemplo talvez seja Aritana e a Pena de Harpia, dos irmãos Duaik, embora não faltem produções com histórico semelhante. Então, mãos a obra!

Veja abaixo a lista de programas com links para os sites.

Sploder
Site que se propõe a ser uma ferramenta online para a criação de jogos em quatro modalidades básicas: Retro Arcade, Plataforma, Puzzle e Shooter.
Uma vez criado, seu projeto fica armazenado no site, permitindo acesso a todos os membros da comunidade online, que pode experimentar o resultado de sua produção.
Download

BuildBox
Baseado sistema Drag and Drop, que consiste no arrastar e soltar os arquivos desejados para criar seu game, o BuildBox facilita a criação de projetos iniciantes de games sem exigir qualquer conhecimento em programação por parte do interessado.
AO longo da construção do projeto, o criador pode acompanhar os resultados por meio de um recurso de pré-visualização. O programa ainda oferece um pacote de arquivos, que pode ser baixado diretamente nesse link. O download da versão de avaliação solicita um email de contato.
Download

App Inventor
O App Inventor, que já foi pauta do Drops de Jogos, é um sistema criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e conta com versão em português adaptada pelo professor Eduardo Valle da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.
Sem necessitar de programação, o sistema permite a criação de jogos introdutórios como Space invaders e Minigolf, e pode ser baixada gratuitamente no site oficial do programa.
Download

Flowlab
Outra proposta que disponibiliza ao internauta a oportunidade de criar seus games iniciais diretamente no navegador.
Os jogos podem ser criados para jogar online por meio do computaodr ou dispositivos com sistema iOS e Android. Ao longo do desenvolvimento, o criador pode visualizar atualizações realizadas de forma imediata e usar recursos de programação baseada em fluxo para vincular visualmente comportamentos simples na lógica complexa dos jogos.
Download

Kodu Game Lab
Ferramenta criada pela Microsoft que permite aprender de forma simples o básico de codificação para a criação de jogos.
O projeto, que se utiliza de uma interface visual criada a partir do programa XNA Studio, permite criar jogos para o console Xbox e para PCs por meio de 200 diferentes recursos de programação pré-elaborados. É possível criar games de gêneros diversos como RPGs, Adventures, jogos de platforma, puzzles, FPS e outros.
Download

Bloxels
Voltados essencialmente para o público infantil, os Bloxels são pequenos cubos plásticos coloridos por meio dos quais as crianças criam imagens em pixel sobre um painel perfurado para produzir as artes dos jogos a serem desenvolvidos.
A partir da captura destas imagens com uma câmera, o aplicativo que acompanha o brinquedo permite criar, editar, configurar e animar o conteúdo, produzindo o game.
Recomendado para crianças a partir de 8 anos, o brinquedo pode ser adquirido através da loja online do fabricante.
Download

Há muitas outras ferramentas para a experimentação com projetos iniciais de games e, quanto mais cedo o interessado nesse mercado mergulhar nos sistemas, maior será seu entendimento sobre os princípios de criação e desejo de aprender.

Em breve, divulgaremos outros programas.

Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie