As informações foram enviadas com exclusividade a este Drops de Jogos pela ACJOGOS-RJ, a associação regional do Rio de Janeiro. Associações de desenvolvedores do RJ, SP, DF e PR discutirão o Marco Legal dos Jogos na Brasil Game Show 2024.
As associações desenvolvedores de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Paraná vão participar do Brasil Game Show (BGS), o maior evento do setor na América Latina, no painel “Terra BGS Talks – Marco Legal dos Games”, na Expo Center Norte, em São Paulo. O discussão destacará a importância da presença das assossiações e da área acadêmica em todo o Brasil, enfrentando as complexidades regionais e desenvolvendo ações que gerem reconhecimento para o setor. O debate ocorrerá na quarta-feira (9), das 19h às 20h, e será mediado pelo Prof. Dr. Esteban Clua, professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), fundador da Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação.
Para o Prof. Dr. Estaban Cuba, a BGS um espaço para análise mais aprofundada do Marco Legal dos Jogos, bem como as implicações da legislação para a comunidade de desenvolvedores:
“A BGS é o maior evento de jogos da América Latina e um dos maiores do mundo, reunindo consumidores, desenvolvedores, além de diversos segmentos do setor. Neste painel, iremos apresentar e analisar o Marco Legal dos Jogos, promovendo um entendimento mais profundo sobre suas implicações. A comunidade de desenvolvedores, representada por coordenadores e presidentes de associações estaduais do Brasil, terá a oportunidade de discutir as perspectivas e os benefícios que as empresas podem obter por conta da legislação. Esse debate é importante para que a comunidade avance e reflita sobre como aproveitar as oportunidades que estão surgindo, contribuindo para o crescimento das indústrias regionais e nacional”, afirma.
Além do Prof. Dr. Estaban Cuban, participarão do painel ainda: Márcio Filho, presidente da Associação de Criadores de Jogos do estado do RJ (ACJOGOS-RJ); Marcelo Rigon, presidente da Associação de Criadores de Jogos do estado de SP (ACJOGOS-SP); Igor Rachid, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (ABRING); e Prof. Dr. Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de jogos da PUC-PR.
A ACJOGOS-RJ representa mais de 70 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 4 mil trabalhadores diretos e indiretos. Para o presidente da Associação, Márcio Filho, o painel, que reúne associações estaduais e a academia no maior evento de games do ocidente, é um sinal promissor para o futuro do setor:
“Ver um painel como esse, que reúne associações estaduais e a academia no maior evento de games do ocidente é ter a certeza de que temos um belíssimo caminho pela frente. A aprovação do Marco Legal dos Games foi fruto do encontro dessas forças da sociedade civil, da academia, do mercado com agentes da política que entenderam o quão fundamental esse setor pode ser para o desenvolvimento do país”, destaca.
Sobre o mercado de jogos no Brasil:
Dados da Pesquisa Game Brasil 2023 apontam que 70% dos brasileiros afirmam ter o hábito de se divertir com jogos eletrônicos. Um crescimento exponencial quando comparado com os últimos anos: 2020 (57,1%), 2021 (68%), 2022 (76,5%). Um traço que já se confunde com a história cultural, sobretudo das grandes metrópoles. A nível nacional, o mercado brasileiro de jogos digitais experimenta um período de expansão. O Brasil movimenta cerca de 13 bilhões de reais e fatura 1,2 bilhão de reais por ano, destacando-se como uma oportunidade para se tornar um dos líderes nesse setor. De acordo com a consultoria Newzoo (2023), o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores. Além disso, é o principal mercado da América Latina e o segundo maior mercado do Sul Global, atrás apenas da China.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Cinco décadas da separação
Chun-Li e Lara Croft: as musas inspiradoras dos gamers “animados” em 2024
Para você, zé dos gráficos