Indie

Conheça o jogo indie da indígena Marina Gatto, vencedora da Game Jam Plus

A desenvolvedora indígena Marina Gatto, da etnia Mura, que pertence à aldeia Iambé, apresentou na Final Continental Brasil da Game Jam Plus o jogo de tabuleiro Paranã Rēbiwa. Nele, o jogador precisa posicionar seus elementos com inteligência sobre o tabuleiro, pois a estratégia é um fator fundamental para lidar com os fatos sobre o meio ambiente e sua destruição.

Esse boardgame também aborda o cotidiano dos indígenas. Ele estará à venda por cerca de R$ 250, por ser artesanal e não industrial.

Vencedora da região norte do Brasil, Marina fez um discurso comovente no evento da Game Jam Plus.

Prazer a todos, meu nome é Marina [Gatto]. Sou indígena, Mura, do Amazonas. Estou aqui com meus amigos e as pessoas que possibilitaram eu estar criando jogos.

Meu jogo é de tabuleiro porque minha aldeia não tem energia [elétrica]. Não tem como eu criar um jogo digital.  Eu fui com todo o conhecimento possibilitado por eles [Game Jam Plus] para criar um jogo.

Então, sim, dentro das aldeias indígenas, dos 305 povos que existem no Brasil, tem tecnologia. Tem muitas mentes brilhantes. A gente só precisa de uma oportunidade a minha oportunidade veio pela Game Jam Plus!

Veja o vídeo do game dela. Com informações do site Quebrando Controle.

Marina Gatto. Foto: Reprodução/YouTube

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!