Nossa homenagem ao estimado Professor Girafales: Um review da criação do fangame Street Chaves

"Não tinha a menor idéia de que iria fazer esse sucesso", afirmou o criador do jogo.

  • por em 18 de junho de 2016
Imagem: reprodução

Chaves é daqueles fenômenos de mídia que desafiam a lógica do mercado: um seriado de humor infantil, que ganhou status de cultura indie e gerou toda sorte de criações, entre bonecos de vinil, animações, games e… Street Chaves, o mais tosco jogo de luta já idealizado com a turma da Vila.

Em homenagem à memória do ator Ruben Aguirre, mundialmente famoso na interpretação do Professor Girafales no seriado, e falecido ontem, aos 82 anos, o Drops de Jogos resgata a criação do fangame, que em tudo se equipara ao programa de tv, da qualidade mambembe da produção ao resultado hilário para o público.

O jogo parece ser quase tão antigo quanto a internet discada e sua versão 1.5A teria sido disponibilizada ainda nos primórdios de 2003, na internet. O site Wikipedia informa que, antes dessa versão, teria havido uma anterior, 1.2G, e o jogo original, Street Chaves 1.0B, programado em "Pascal no Borland Delphi 5 utilizando o componente DelphiX […] e praticamente impossível de encontrá-lo para Download", como descreve a enciclopedia popular online.

Seu criador, conhecido pela alcunha de CyberGamba, formou-se Bacharel em Computação, em 2002, e já produzir criações envolvendo games, a exemplo de "Fainou Faiti", que exibia o autor e seus amigos em imagens que parodiam os golpes do game Final Fight.

CyberGamba sequer acreditava que o jogo pudesse ficar fomoso: "Quando eu fiz o Street Chaves (o primeiro jogo da turma do Chaves), não tinha a menor idéia de que iria fazer esse sucesso. Eu tinha feito o jogo apenas por diversão. A primeira versão do jogo tinha apenas Chaves, Seu Madruga e Chiquinha. Passei essa versão para os meus amigos e eles adoraram, insistiram para eu fazer uma página na internet e colocar todos os jogos que eu fosse fazendo", explicou o desenvolvedor na descontraída entrevista à coluna Chapapo, do site Samba Rio Carnaval.

O desenvolvedor criou ainda outros games, como Super Magro World, Highway Crossing Madruga, Madruga From Mars, Madruga Craft e Chaves Arena, todos criados como paródias a games famosos. As informações sobre estes games podem ser conferidas na página dedicada ao criador no site Gaming Room.

O site The Spriters Resource oferece as imagens utilizadas no game, incluindo as posições de combate de todos os pesonagens da série e os cenários criados por CyberGamba. O game, que tem apenas 11,3MB e é oferecido pelo autor como um projeto freeware, pode ser baixado diretamente através desse link.

Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves, Ruben Aguirre, o Professor Girafales, e toda a turma, marcaram a infância de milhões de brasileiros e Street Chaves é uma singela e justa homenagem a estes artistas.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments