O que é um jogo indie? Por Pedro Zambarda - Drops de Jogos

O que é um jogo indie? Por Pedro Zambarda

Game indie

Jogos/Games Indie

Jogos/Games Indie. Foto: Reprodução/Collider

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Tema de debates sobre seu real significado, os jogos independentes (indie) ganharam relevância na ascensão dos videogames para PCs no começo dos anos 1990 – se expandiu nos anos 2000. Eles são fruto de décadas dos jogos eletrônicos influenciando após o auge de empresas como a Nintendo.

O que tornou os indies únicos desde seu início foi o sucesso alcançado sem uma grande publisher (publicadora). Para conhecer a origem da palavra, o termo indie ganhou força com inspiração no punk rock e no rock independente da música que surgiu a partir de 1977, recorrendo ao básico dos acordes e à filosofia do “faça-você-mesmo”.

Anos 2000 abriram espaço para desenvolvedores que saíram das produções simplificadas para criarem marcas e títulos próprios com ainda mais intensidade – e isso cresceu graças à internet e mobilidade.

Os jogos para celulares explodiram a partir de 2007 com a popularização dos smartphones e do iPhone da Apple. A partir de lojas como a App Store e o Google Play, os desenvolvedores se tornaram autores próprios, dando percentuais entre 30% até 40% para as grandes distribuidoras.

Ao mesmo tempo, a loja de games Steam surgiu em 2003 com o sucesso de Counter-Strike pelas mãos da Valve e aceitou jogos terceirizados a partir de 2005. Eram os mesmos indies para PC crescendo no século 21 numa lógica de mercado similar aos dispositivos móveis.

Janeiro de 2012 trouxe o documentário Indie Game: The Movie, dirigido por James Swirsky e Lisanne Pajot, ajudou a popularizar ainda mais o termo. Embora problemático por abordar apenas um pequeno universo dos independentes, formado por homens e brancos privilegiados, o material aponta para um formato empresarial distinto da chamada grande indústria.

LEIA MAIS

1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Jogos/Games Indie

Jogos/Games Indie. Foto: Reprodução/Collider

Com três histórias – Edmund McMillen e Tommy Refenes que fizeram Super Meat Boy; Jonathan Blow que fez Braid; além de Phil Fish que estava desenvolvendo Fez pela Polytron – o documentário deu um panorama sobre o mercado independente e como ele ganhou destaque diante de grandes empresas como a Microsoft e em conferências respeitadas como a Game Developers Conference (GDC), nos Estados Unidos.

Mercado brasileiro é essencialmente formado por desenvolvedores independentes, com poucos que tem parcerias internacionais mais sólidas. A Swordtales e seu Toren recebeu ajuda de leis de incentivo. A Duaik Entretenimento associou-se ao programa ID@Xbox da Microsoft.

É há o caso do Horizon Chase, da Aquiris, que conquistou prestígio internacional e vendas com a nostalgia. Celeste, que tem participação brasileira, conquistou o The Game Awards (TGA), o “Oscar dos jogos”.

Gostou da discussão sobre o termo? O empresário Maurício Alegretti, editor do Indústria de Jogos (IDJ), fez um vídeo abordando essas questões. Confira abaixo e saiba o que é game indie.

Texto originalmente publicado em 21 de setembro de 2015 e atualizado com informações mais recentes.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Seph9

Eu amo jogo Indie ,tem alguns que são tão bem feitos que batem de frente ou até melhores que jogos feitos por grandes empresas de jogos.

Muitos até são reconhecidos e são bem aceitos pela comunidade.