Uma gamejam é um encontro de desenvolvedores de jogos para efeitos de planejamento, concepção e criação de um ou mais jogos dentro de um curto espaço de tempo, geralmente variando entre 24 e 72 horas. Os desenvolvedores de jogos são geralmente: programadores, designers de jogos, artistas e outros em campos relacionados com o desenvolvimento de jogos.
O termo gamejam é uma composição das palavras jogo (game) e jam session. A jam session descreve o ato musical de produzir música com pouca ou nenhuma preparação prévia, em um esforço para desenvolver um novo material ou simplesmente para praticar.
Da mesma forma, gamejams são eventos em que os desenvolvedores de jogos criam protótipos de ideias experimentais para jogos.
Em março de 2002, os desenvolvedores de jogos Chris Hecker e Sean Barrett, interessados na capacidade de hardware moderno na prestação de um grande número de sprites, trabalharam com Doug Church, Jonathan Blow e Casey Muratori no desenvolvimento de uma engine capaz de processar um enorme número de sprites.
Hecker e Barrett convidaram um pequeno grupo de desenvolvedores de jogos para o escritório de Hecker, em Oakland, Califórnia com a finalidade de criar jogos inovadores usando este motor recém-construído. Hecker e Barrett nomearam esta recolha de 0th Indie Game Jam, um design de jogo e programação de eventos, “destinado a incentivar a experimentação e inovação na indústria de jogos”.
A 0ª edição anual da Indie Game Jam aconteceu de 15 a 18 de março de 2002, em Oakland, Califórnia, e teve quatorze desenvolvedores de jogos criaram doze jogos experimentais e inovadores em quatro dias.
Os participantes do IGJ0 foram:
Após trinta anos de trabalho com a franquia Tekken, Katsuhiro Harada anunciou sua saída da…
Acha que escolhe o que vê? Errou! Estudo mostra que o algoritmo te molda mais…
As seis equipes finalistas do torneio sul-americano de Rainbow Six Siege X entraram no servidor…