Opinião: ABRAGAMES dá um passo avançado entre associações ao se aproximar da ADJogosRS

Uma das organizadoras do BIG Festival, terceiro maior evento indie do mundo (atrás da GDC e do IndieCade), a ABRAGAMES é atualmente a associação de jogos digitais no Brasil que é referência no setor de desenvolvimento. Embora tenha um alcance nacional, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos deu um passo de avanço entre as representantes do setor.

Foto: Divulgação

No passado, a ABRAGAMES teve brigas e desentendimentos com a ACIGAMES. Atualmente, a associação estimulou a vinda de uma comitiva da ADJogosRS, do Rio Grande do Sul, rumo ao BIG. A informação foi confirmada ao DJ por representantes da entidade.

A maior integração entre uma instituição nacional e outra regional mostra um sintoma positivo de maior união na cena brasileira de jogos digitais.

O evento não é de uma associação ou outra. O BIG Festival é um espaço aberto para desenvolvedoras do Brasil inteiro apresentarem seus trabalhos, games em desenvolvimento, protótipos e outros produtos desenvolvidos no país.

O que é necessário pensar agora é não se resumir apenas a essa ação entre a ABRAGAMES e a ADJogosRS. O mercado nacional precisa se integrar de maneiras diferentes e efetivas.

Graças às associações unidas, pelo menos 12 empresas comparecerão ao evento.

Elas são: Izplay, Souking, Epopeia, Monsterbed, Hermit Crab, Imgnation, Canvas Games, Natebits, Guilbi, Painful Smile, Cupcake e IMGNation Studios. As companhias vão desde o desenvolvimento de games mobile, passando por consoles, realidade virtual e comércio de jogos digitais.

As associações brasileiras precisam conversar mais para promover os diferentes trabalhos do país.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie