Opinião: Por que What The Box foi o jogo brasileiro casual de 2016 para mim? - Drops de Jogos

Opinião: Por que What The Box foi o jogo brasileiro casual de 2016 para mim?

Jogo desenvolvido despretensiosamente numa jam após Rocket Fist, What The Box concentra elementos típicos do que é lúdico. É um jogo de tiro entre caixas simples, não custa mais do que R$ 10 no Steam (nas promoções de fim de ano, está por R$ 5). A trilha sonora que mistura pop e efeitos eletrônicos viciantes é de Thiago Adamo, o PXLDJ, que está fazendo o especial para encerrar 2016 depois da versão de Helloween.

Foto: Divulgação

What The Box foi o game brasileiro viral de 2016. Foi jogado pelo maior YouTuber do mundo, PewDiePie, e fez sucesso no público japonês pelos compartilhamentos via Twitter e Facebook. Mas o fundamento do sucesso do título é a sinergia de Adamo e do desenvolvedor baiano Daniel Snd, que hoje vive no Canadá.

Desenvolvedores com funções específicas e voláteis

Thiago Adamo fez a música e os efeitos sonoros, mas acompanhou de perto o desenvolvimento com Daniel e ajudou a lançar o game. Ao mesmo tempo, Daniel Snd programa, modelou o design, além de ter experiência prévia em realidade virtual e animação. O resultado é um jogo simples mas divertido no duelo entre caixas armadas entre caixas comuns.

Daniel e Thiago são a essência das equipes pequenas. Montaram um game em cerca de um mês, da jam até os aperfeiçoamentos, e souberam cuidar da audiência que explodiu no Steam e nas redes. Se fossem uma banda de rock, cada um deles tocaria três instrumentos para tornar um produto em um sucesso original.

Gameplay que atraí gameplay

O jogo é simples e divertido. Isso você já sabe. O que mais provoca sua divulgação?

Gameplays. Os vídeos de jogatina entre os gamers na internet chamam atenção sobre o jogo em si. Ele passa a ser um produto que se vende sozinho. É o sonho de qualquer desenvolvedor em início de carreira e daqueles que estão no mercado e ainda não emplacaram um sucesso com esta relevância. Super Meat Boy em 2010, além da ajuda da Microsoft, estourou pelo boca a boca das pessoas.

O imprevisível é sempre um sucesso

Os números de What The Box não são públicos, mas Thiago Adamo e Daniel Snd garantem que o jogo foi um sucesso maior do que trabalhos anteriores dos dois. É um produto barato e atraente. Mas as verdadeiras razões do sucesso é mesmo o imprevisível e o imponderável.

Não há uma fórmula única de se fazer um game como este. E o sucesso dele não se repetirá exatamente desta maneira.

O Brasil então deve brigar para preservar os seus sucessos. What The Box para mim é o sucesso absoluto casual deste ano, assim como Horizon Chase foi um jogo consistente e internacional em 2015. São fórmulas totalmente distintas e que deram certo.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments